BBVA lança OPA hostil ao Sabadell de 12 mil milhões

1 semana atrás 37

É necessária a aprovação de acionistas que representem pelo menos 50,01% do seu capital social para que a oferta seja aceite.

O banco espanhol BBVA apresentou esta quinta-feira uma oferta pública de aquisição (OPA) sobre o Banco Sabadell no valor de 12 mil milhões de euros diretamente aos accionistas, apesar de o conselho de administração do Sabadell ter rejeitado esta semana a proposta de fusão.

O BBVA decidiu apresentar a oferta pública de aquisição dirigida aos acionistas depois de o conselho de administração do Sabadell ter afirmado, na segunda-feira, que subavaliava significativamente o seu potencial e perspectivas de crescimento, considerando a oferta não solicitada.

Os termos da oferta hostil são praticamente os mesmos da oferta que foi apresentada e rejeitada pelo Conselho de Administração do Sabadell.

Avalia as ações da empresa-alvo em 2,12 euros cada – o que implica um valor total de 11,53 mil milhões de euros – com base no preço médio do trimestre anterior ao anúncio. As ações da Sabadell fecharam a 1,80 euros na quarta-feira.

O segundo maior banco espanhol em valor de mercado está a oferecer uma relação de troca de uma ação BBVA recém-emitida por cada 4,83 acções Sabadell, um prémio de 30% sobre os preços de fecho de 29 de abril.

“Apresentamos aos acionistas do Banco Sabadell uma oferta extraordinariamente atraente para criar um banco com maior escala em um dos nossos mercados mais importantes”, disse o presidente do BBVA, Carlos Torres Vila. Sabadell não respondeu imediatamente a um pedido de comentário da Dow Jones Newswires.

É necessária a aprovação de acionistas que representem pelo menos 50,01% do seu capital social para que a oferta seja aceite.

A dupla considerou uma fusão em 2020, mas não conseguiu chegar a um acordo sobre o preço e cancelou as negociações.

O BBVA pretende criar uma instituição de crédito com mais de 100 milhões de clientes a nível mundial e um total de activos superior a 1 bilião de euros, ficando apenas atrás do seu rival Santander entre os bancos espanhóis.

No início desta semana, o conselho de administração de Sabadell rejeitou a abordagem do BBVA, dizendo que a proposta apresentada não foi solicitada e subvalorizou substancialmente o seu potencial e as suas perspectivas de crescimento autónomas

Ler artigo completo