BCP lidera dia positivo e põe Lisboa à frente das congéneres europeias

7 meses atrás 84

O banco é o principal protagonista das sensações positivas que se viveram na praça lisboeta e que se estendem aos principais mercados europeus.

O PSI subiu 1,10%, até aos 6.194,09 pontos, na sessão desta segunda-feira. A subida coloca a bolsa de Lisboa à frente das mais importantes congéneres europeias, num dia em que ficou patente o ganho de confiança dos investidores.

Entre as subidas mais fortes, destaque para o BCP, que deu um salto de 2,32%, para os 0,2602 euros por ação. Seguiu-se o sector da energia, no qual a EDP somou 1,51% e atingiu 3,831 euros, ao passo que a Galp se adiantou 1,43% e encerrou o dia nos 14,59 euros.

No ‘vermelho’, a Ibersol contraiu 0,90% e as ações estavam a ser negociadas nos 6,60 euros.

Entre as principais praças europeias, sobressaem Itália e Espanha, com subidas de 0,94% e 0,91%, respetivamente. Seguiu-se a Alemanha, com ganhos de 0,65%, ao passo que o índice agregado Euro Stoxx 50 avançou 0,61% e França encaixou 0,55%. A subida mais ténue foi observado no Reino Unido, que se ficou pelos 0,03%.

No mercado petrolífero, o crude recua 0,20%, para pouco menos de 77 dólares por barril.

“As bolsas europeias viveram um dia de otimismo, com o PSI a liderar os ganhos entre os principais índices de ações, suportado pela subida de 2,3% do BCP e superior a 1% de múltiplas cotadas, incluindo EDP, NOS, Sonae, Altri e Galp, que mostrou contas antes do arranque da sessão”, assinala-se na análise do departamento de mercados acionistas do Millenium Investment Banking.

“O reforço dos máximos em Wall Street, onde o setor das criptomoedas segue entusiasmado por nova aproximação da Bitcoin aos 50 mil dólares, contribuiu para o sentimento, num dia sem dados macroeconómicos de grande relevo”, de acordo com os analistas.

“No velho continente de salientar o bom desempenho das empresas de entrega de refeições, como Just Eat Takeaway, Hellofresh e Delivery Hero, bem como da Siemens Energy, sustentada por recomendações de compra”, pode ler-se ainda.

Ler artigo completo