Bebé morre de bronquiolite em Itália. Urgências estavam fechadas

8 meses atrás 98

Uma bebé de três meses morreu na região de Nápoles, Itália, vítima de uma bronquiolite, gerando polémica porque as urgências a que o pai a levou estavam fechadas... há anos.

Segundo o jornal Il Mattino, o caso aconteceu a 23 de dezembro, quando a menina estava com dificuldades em respirar, o que levou o pai a tentar levá-la ao hospital.

O homem chamou uma ambulância, que o levou, com a filha, para o hospital Boscotrecase, onde as urgências estão fechadas... há três anos. Por isso, foram desviados para outro hospital em Castellammare di Stabia, a 10 quilómetros de distância, mas quando lá chegaram, já era tarde: a menina tinha morrido.

Foi aberta uma investigação pela Procuradoria de Torre Annunziata, para investigar os contornos do incidente.

O Il Mattino avança que a bebé tinha uma bronquiolite, pelo que terá de se investigar se deveria, ou não, ter sido internada, e se houve algum atraso na resposta dos serviços de emergência. O corpo será submetido a uma autópsia.

O caso gerou controvérsia política, com Francesco Emilio Borrelli, deputado de Os Verdes, a chamar-lhe uma "tragédia absurda", ao passo que Severino Nappi, líder do partido Liga Norte no concelho regional de Campania, lamentou "uma situação intolerável na frente da Saúde".

Por fim, o representante do Movimento 5 Estrelas no mesmo concelho, Gennaro Saiello, falou numa "desgraça anunciada", porque "desde o advento da pandemia, a urgência não voltou a estar operacional".

Leia Também: Guerras e Inteligência Artificial são temas da presidência italiana do G7

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo