Benfica bate Oliveirense por 45 pontos (!) no arranque das «meias»

4 meses atrás 58

O campeão Benfica mostrou as garras no arranque das meias finais da Liga Betclic e bateu a Oliveirense, na Luz, de forma esclarecedora por 45 pontos (100-55), num jogo para esquecer dos forasteiros e onde as águias nunca tiraram o pé do acelerador.

Depois de terem deixado pelo caminho o Vitória SC e CD Póvoa, respetivamente, Benfica e Oliveirense encontravam-se na Luz para o arranque da 2ª meia final da Liga Betclic.

Como esperado, a Oliveirense entrou em jogo com uma grande intensidade, a defender bem o perímetro e intensa e foi criando algumas dificuldades aos campeões ao nível do lançamento exterior, mas, com isso, vieram os problemas com faltas, nomeadamente do base Bertone, e os comandados de João Figueiredo foram começando a sentir essa limitação. No final do 1º período, as águias venciam por 24-16.

Benfica dominou do princípio ao fim @FPB

Nada estava resolvido, mas a verdade é que o 2º período foi uma autêntica bola de neve negativa para os de Oliveira de Azeméis. Nada caía ao nível do lançamento, exterior ou no garrafão (27 por cento de lançamento ao intervalo), e isso foi permitindo ao Benfica fugir. Com isso, vieram as más decisões no ataque organizado (18 turnovers ao intervalo), vários turnovers e os encarnados continuavam a aproveitar para, com bastante eficácia, marcar do outro lado. Quase como sem se notar, os comandados de Norberto Alves deram por si, aproveitando essa passividade, a vencer por 31 pontos (!) ao intervalo, por 52-21.

Com um resultado desta magnitude, seria necessária uma hecatombe para o rumo do jogo mudar. A Oliveirense, apesar da desvantagem, veio com uma atitude bem melhor e conseguiram, com clara distância, o seu melhor período do jogo. Contudo, de pouco valeu, visto que o Benfica não baixou a intensidade e apenas serviu para diminuir a desvantagem em dois pontos. O jogo, por muito que custasse aos amantes da modalidade (e adeptos da Oliveirense) estava resolvido.

O 4º e último período foi, por isso, uma mera formalidade e ambos os treinadores aproveitaram para aprofundar as respetivas rotações e dar minutos aos habituais menos utilizados. O Benfica, apesar disso, nunca tirou o pé do acelerador e apenas foi aumentando a vantagem, acabando por vencer, de forma estrondosa e esclarecedora, por 100-55, 45 pontos de diferença!

O jogo 2 está marcado para esta sexta-feira, 24 de maio, novamente no Pavilhão Fidelidade, pelas 20h30 de Portugal Continental.

Ler artigo completo