Benfica de forma direta na Champions: como ficaram as hipóteses?

5 meses atrás 114

O Benfica acabou eliminado pelo Marseille nos quartos-de-final da Europa League (através das grandes penalidade, 4-2) e disse adeus às competições europeias de 2023/2024. Ainda assim, há contas importantes que ainda devem ser feitas com vista à próxima época. Agora, a equipa de Roger Schmidt será espectadora atenta aos resultados, porque a possibilidade de ir à Liga dos Campeões de forma direta (o que significa começar mais tarde a época e não ter de passar pelas pré-eliminatórias) continua em cima da mesa.

NOTA PRÉVIA: o artigo tem como protagonista principal o Benfica porque, a sete pontos do Sporting e com mais 11 do que FC Porto e SC Braga, a probabilidade de ficar em segundo lugar é enorme.

Esse segundo lugar dá, em condições normais, acesso às pré-eliminatórias da Liga dos Campeões, no caminho de Não-Campeões. No fundo, onde o SC Braga esteve no ano passado e as águias há dois e três anos, sempre com sucesso, por chegarem à fase de grupos.

Ora, com a nova Liga dos Campeões, houve uma mudança que interessa para quem está nesse caminho: é que, se o vencedor da Liga Europa (que garante o acesso à Liga dos Campeões) já tiver esse acesso por via do campeonato nacional, a vaga pertencente ao vencedor da Liga Europa passa para o clube mais bem cotado no ranking dos que estarão nesse caminho de Não-Campeões. O Benfica será, seguramente. Ou o FC Porto, caso ainda chegue ao segundo lugar.

As hipóteses já foram maiores

Antes desta ronda, a probabilidade de tal acontecer para as águias era muito grande, se olhássemos para a teoria. É que, além de ser favorito contra o Marseille, via Bayer Leverkusen, Milan e Liverpool (todos eles em posição de Champions nos respetivos campeonatos) serem favoritos nas suas eliminatórias. Só que apenas o campeão alemão passou.

Ou seja, para além da própria eliminação, que foi a pior das notícias, também dos outros jogos o Benfica teve más notícias. Fica, portanto, a torcer por Grimaldo e companhia.

Uma boa notícia

A noite teve, ainda assim, uma boa notícia. Com o novo formato de Liga dos Campeões, os dois países com melhor ranking na época presente ganham uma vaga extra e, depois desta quinta-feira, a Itália assegurou que vai ser um desses países.

Ou seja, o quinto lugar da Serie A também vai dar acesso à Champions.

Quem está atualmente nesse lugar? A Roma, com 55 pontos, com mais quatro pontos que a Atalanta. Duas equipas que estão na Liga Europa. Se uma delas vencer a competição europeia, estando nos cinco primeiros lugares na Serie A, o Benfica também ganha o acesso direto.

Negativo mesmo para as águias seria o Marseille vencer a prova europeia, visto que está no nono lugar da Ligue 1 e é praticamente impossível que se qualifique pela via doméstica.

Ler artigo completo