Benfica em Águeda: uma rara descentralização em pré-época

2 meses atrás 79

Quebrando a tendência do refúgio da porta fechada ou do apetitoso sol algarvio, o Benfica vai disputar nos dias 12 e 13 de julho um par de amigáveis na cidade de Águeda.

Numa região apaixonada por desporto, mas afastada do futebol de elite, a oportunidade para milhares de adeptos pouparem combustível e verem de perto grandes craques.

Uma descentralização de pré-época cada vez mais rara. A primeira de um dos grandes portugueses após a pandemia.

Coimbra o último caso

Na comparação com Sporting e FC Porto, as águias tinham sido, curiosamente, o clube a ter mais recentemente um jogo neste tipo de cenário em solo luso.

O cenário que espera o Benfica @CM Águeda

Fora Porto, Lisboa, Algarve e o Benfica Campus, os encarnados visitaram a Académica em Coimbra a 13 de julho de 2019. Um duelo que acabou por acabar numa impressionante goleada aplicada aos Estudantes, naquela fase orientados por César Peixoto.

Na análise a leões e dragões, as últimas vezes que os clubes fizeram estas escapadelas foram em 2017. O Sporting defrontou em Rio Maior o Vitória SC, enquanto o FC Porto visitou os Conquistadores e o Gil Vicente.

Condições dão garantia

Para este tipo de cenários, são precisas condições, algo que não vai preocupar o Benfica em Águeda. O Municipal é um estádio que dá garantias para receber este tipo de eventos. Lotação de 10 mil lugares, com mais de 3 mil cobertos.

Pouco tempo depois da inauguração, este espaço recebeu um amigável da seleção portuguesa em 2004 e foi um dos palcos do Euro Sub-21 2006.

Durante o mês de julho, recorde-se, realiza-se na cidade mais uma edição do AgitÁgueda, festival cada vez mais relevante no panorama da região centro. 

Notório é também o investimento do município na organização de eventos desportivos. Além deste par de jogos, o prólogo de abertura da próxima Volta a Portugal vai se realizar em Águeda, no dia 24 de julho.

Uma mudança de ares para a primeira aparição pública do Benfica versão 2024/25. A festa espera-se rija.

Ler artigo completo