Benfica-Gil Vicente: Há dois anos que só a águia abre as asas neste duelo

2 horas atrás 24

O Benfica recebe, na noite desta sexta-feira, o Gil Vicente, em jogo a contar para a sétima jornada da I Liga. Se as águias chegam ao duelo após uma sequência de três vitórias, os galos, por outro lado, somam quatro empates consecutivos.

O clube encarnado ainda só sabe o que é vencer com Bruno Lage, enquanto que Bruno Pinheiro, que assumiu o comando do emblema gilista na véspera do arranque do campeonato, frente ao FC Porto, só perdeu este mesmo duelo, no Dragão. 

Outro dado curioso está relacionado com o histórico de confrontos entre ambas as equipas. O Benfica venceu os últimos quatro encontros, sendo preciso recuar até fevereiro de 2022 para encontrar um triunfo do Gil Vicente. 

O Benfica, vale notar, situa-se, no arranque da jornada, na terceira posição da I Liga, com 13 pontos, já o Gil Vicente está precisamente a meio da tabela, no 9.º lugar, com sete.

O pontapé de saída no Estádio da Luz está agendado para as 20h30 deste sábado e contará com a arbitragem de Miguel Nogueira, da AF Lisboa.

Treinadores em discurso direto 

Bruno Lage

Três vitórias e trabalho específico com avançados: "Ganhámos. Não ganhei sozinho. O que tem sido palavra-chave desde o nosso primeiro dia é a cultura do clube. É o lema do clube. O que temos de melhor é funcionarmos em equipa. Tenho falado muito sobre isso. Aproveito essa questão até para valorizar a iniciativa do capitão, do Nico, em proporcional um encontro fora do Seixal, fora do clube. É cultura do Benfica. Queremos transmitir isso diariamente. Quero uma equipa mais agressiva no último terço, em busca de espaços e situações de finalização. É preciso criar mais e em qualidade. Tenho trabalhado imenso com os avançados, com os alas... Que tipo de movimentos queremos, quer coletivos, quer individuais. O defender é muito fácil. É correr... Como dizia o Jaime Graça, tudo para trás da linha de bola. Há que defender e ser agressivo para recuperar a bola".

Já se joga 'à Benfica' desde a chegada? "O mais importante é trabalharmos diariamente para atingir isso. Uma equipa à Benfica. Passei por aqui antes, pela formação, pela equipa B, agora a equipa A. A nossa ambição é crescer como equipa. Criámos agora mais oportunidades de golo. Ainda não fizemos nada de especial. Ganhámos apenas três jogos. Há que ter foco máximo para amanhã. O que controlamos é apenas o nosso trabalho".

Preparado para prescindir de Di María na defesa? "Discordo da análise em relação ao último jogo. Vi sempre o Aursnes a pressionar à frente, mais perto do avançado, do Di María. Não deixámos o adversário jogar o que queria. Tínhamos pessoas atrás da linha de bola a pressionar. O que eu quero do Di María é o que eu quero de todos os avançados. Olhamos sempre para quem nos pode ajudar, atendendo às características. Como um todo, quero que a equipa funcione. É a mensagem que faço. Passa pela cultura do clube. Ninguém ganha os jogos sozinho. Frente ao Boavista, houve um compromisso enorme, com o Aursnes a saltar na pressão e o Di María a ajudar no jogo interior e lateral". 

Bruno Pinheiro

Empate interessa? "Atendendo à dimensão do adversário, e se olharmos para a realidades dos dois clubes, seria lógico dizer que 'assinava' já o empate. Mas temos de ter essa vontade de ganhar e, apesar das probabilidades menores, temos de lutar por essa estatística."

Empates consecutivos: "Temos conseguido muitos empates, e, em vários deles, se aproveitássemos as oportunidades evidentes de golo que tivemos, teríamos sido os vencedores. Temos de manter essa ideia de jogo ambiciosa, mas focarmo-nos mais nos processos e não tanto nos pontos."

Benfica no melhor momento: "O Benfica vem de três vitórias seguidas, com nove golos marcados nesses jogos. Estão no melhor momento da época. Mas não será por isso que vamos alterar a nossa forma de estar. Sabemos que precisamos de fazer um jogo perfeito, e esperar uma partida menos conseguida do adversário, para conseguir um bom resultado."

Últimos resultados

Benfica: E-V-V-V-V

Gil Vicente: V-E-E-E-E

Últimos onzes

Benfica: Anatoliy Trubin, Tomás Araújo, António Silva, Nicolás Otamendi, Álvaro Carreras, Fredrik Aursnes, Florentino Luís, Ángel Di María, Orkun Kökçü, Kerem Aktürkoglu, Vangelis Pavlidis

Gil Vicente: Andrew Ventura, Zé Carlos, Rúben Fernandes, Jonathan Buatu, Sandro Cruz, Mory Gbane, Jesús Castillo, Kanya Fujimoto, Jordi Mboula, Cauê dos Santos, Félix Correia.

Ausentes

Benfica: Tiago Gouveia e Renato Sanches (lesão)

Gil Vicente: Mory Gbane, Yaya Sithole e Facundo Cáseres (lesão)

Ler artigo completo