Benfica nos «quartos» da Liga Europa: quantos milhões estão em jogo?

6 meses atrás 102

É já esta quinta-feira, 11 de abril, que o Benfica arranca a sua participação nos quartos de final da Liga Europa, ao receber os franceses do Marseille, e tem em jogo um lugar nas meias finais da prova, mas também um prémio monetário que, embora bem menor que o da Liga dos Campeões, é apetecível.

O Benfica chegou a esta fase depois de ter terminado em 3º lugar na fase de grupos da Liga dos Campeões, numa performance que lhe valeu 43,491737 milhões de euros - veja as contas detalhadas -, ao qual juntou mais 1,7 milhões de euros com a participação no play-off de acesso à fase a eliminar (500 mil euros) e qualificação para os oitavos de final (1,2 milhões de euros), além da qualificação para estes «quartos» (1,8 milhões de euros).

Feitas as contas, até ao momento, a participação nas competições europeias valeu ao Benfica 46,991737 milhões de euros. Mas quanto está em jogo?

Quanto está em jogo?

A qualificação para as meias finais vale 2,8 milhões. Por fim, a qualificação para a final vale mais 4,6 milhões de euros, enquanto o grande vencedor arrecada ainda mais quatro milhões.

Quer isto dizer, feitas as contas, que, no melhor dos casos, o Benfica pode arrecadar mais 11,4 milhões no que falta disputar desta Liga Europa - a qualificação para a Supertaça Europeia vale ainda 3,5 milhões de euros -, mas para isso tem que ser o grande vencedor.

A diferença para a Liga dos Campeões

Muito se fala da diferença monetária entre estar na Liga dos Campeões e na Liga Europa, mas, afinal, quão diferente é? Basta ver a diferença de valores ganhos até agora entre SC Braga e Sporting, por exemplo, para ter um pequeno (grande) vislumbre. Afinal, são mais de 20 milhões de diferença arrecadados até então, tendo ambos participado «apenas» na fase de grupos das respetivas provas.

Mas e na fase a eliminar? Em jeito de comparação, o FC Porto - único representante português ainda na Liga dos Campeões - tem em jogo 10,6 milhões de euros nestes oitavos de final, onde defronta o Arsenal, sendo que já ganhou 9,6 milhões «apenas» por se qualificar para esta fase a eliminar. Ora, olhando para o prémio final, o grande vencedor da Liga dos Campeões arrecadará um total de 52,7 milhões de euros (mais os tais 3,5 milhões de euros relativos à qualificação para Supertaça Europeia).

Para se colocar em perspetiva, apenas a qualificação para a final da Champions vale 15,5 milhões de euros, o que supera toda a participação de uma equipa na fase a eliminar da Liga Europa (14,9 milhões de euros). São dois mundos bem distintos.

Nota: Futuramente este valor crescerá para as três equipas portuguesas, independentemente de terem continuado na prova ou não, uma vez que será ainda adicionado o valor referente ao market pool, apenas atribuído no final da temporada.

Ler artigo completo