Benfica-Sporting: Venha de lá o primeiro de dois dérbis. O Jamor é já ali

6 meses atrás 50

Um dérbi entre Benfica e Sporting é sempre especial, mas ter dois duelos entre os rivais lisboetas agendados para a mesma semana provocará níveis de ansiedade 'galopantes' para os seus adeptos. O primeiro jogo acontece já esta terça-feira, no Estádio da Luz, relativo à segunda mão das 'meias' da Taça de Portugal, onde ficaremos a conhecer o primeiro finalista da prova, que encerrará a época no Jamor.

Os leões chegam ao reduto do rival com uma vantagem mínima obtida no duelo da primeira mão, em Alvalade (2-1), pelo que as águias terão forçosamente de ganhar para sonharem com o acesso no Jamor, ainda que a possibilidade de disputar o prolongamento e o desempate por grandes penalidades esteja sempre em cima da mesa.

O conjunto de Roger Schmidt chega à reta inicial de abril com quatro triunfos consecutivos (os últimos três por 1-0), em resposta ao mau momento que passou em jogos frente a Sporting (2-1), FC Porto (5-0) e Rangers (2-2), enquanto a equipa de Rúben Amorim encontra-se a reagir com sucesso à eliminação na Liga Europa (frente à Atalanta), com duas vitórias seguidas.

O histórico de dérbis na prova-rainha poderá ser um indício positivo para o Sporting, que venceu 20 jogos, empatou em dois e viu o Benfica sorrir em 16. Para além disso, nas oito vezes em que os dois rivais se cruzaram no acesso à final da Taça de Portugal, os leões seguiram em frente em seis ocasiões, perante as águias que já não sabem o que é eliminar o eterno rival às portas da final desde... 1958/59.

De referir que, no próximo sábado, Sporting e Benfica voltam a encontrar-se, desta vez no Estádio de Alvalade, a contar para a 28.ª jornada da I Liga, numa altura em que a formação leonina - com um jogo em atraso - leva mais um jogo do que a equipa encarnada.

Treinadores em discurso direto

Roger Schmidt:

Diferença para o jogo de Alvalade: "A primeira grande diferença é que jogamos em casa. A segunda é que é um jogo decisivo. É a segunda mão desta meia-final e amanhã teremos uma decisão. Estamos com um golo de desvantagem e temos 90 minutos para jogar um bom futebol e dar a volta ao resultado. Estamos motivados para chegar à final da Taça e já demonstrámos isso em rondas anteriores. Temos de utilizar o estádio a nosso favor contra uma equipa muito boa e mostrar que merecemos ir à final".

Escolha de ponta de lança: "Não vou revelar o onze inicial e muito menos sobre os pontas-de-lança. O que precisamos é de um rendimento global muito bom. Temos várias opções para o ataque, mas claro que precisamos de velocidade e criatividade, com um poder físico importante. Temos que demonstrar que temos variadas opções para atacar no último terço, sermos perigosos e marcarmos golos. Todos os pontas-de-lança têm o seu perfil diferente, mas esperamos que todos consigam ter desempenhos parecidos do ponto de vista tático".

Peso do resultado para o resto da época: "Quanto mais nos aproximamos do final da temporada, mais decisivos de tornam os jogos. Especialmente na I Liga, mas também na Taça. Estamos nas meias-finais e chegámos ao ponto em que nos podemos qualificar para a final ou não. Na Taça temos uma decisão. E no campeonato ainda temos sete jogos pela frente (...) Estamos extremamente motivados para podermos vencer este jogo e só depois é que nos iremos focar no jogo de sábado com o Sporting para o campeonato. É esta a melhor maneira de nos prepararmos".

Rúben Amorim:

Dérbi na Luz em vantagem: "Temos mais um golo. Permite-nos estar sempre dentro do jogo. Não quero que os jogadores pensem nisso, mas, com o desenrolar da eliminatória, é um ponto de vantagem. Espero um Benfica da mesma maneira, porque, nestes jogos, os clubes têm sempre de ganhar e ir para cima do adversário. Estamos melhor e podemos ser melhores neste tipo de jogos".

Semana decisiva para uma época feliz?: "É um jogo de cada vez, sabendo que o primeiro tem sempre influência no segundo. Não vale a pena pensar o segundo se o primeiro tem tanta importância na parte mental e na preparação. Sendo jogos tão seguidos, o dia seguinte é muito importante na recuperação. O principal é não fazer nada de diferentes. O vídeo tem a mesma duração, não há mais nem menos treino. Mantemos o máximo de normalidade, porque, na cabeça dos jogadores e dos adeptos, estão dois jogos muito importantes, mas preparamos um de cada vez, sabendo muito bem o que fazer em cada um, porque isso descontrai a equipa. Quando toda a gente sabe os movimentos que tem de fazer e o que pode aparecer, ajuda".

Gestão do plantel: "Vamos jogar na máxima força. Faremos algumas alterações de acordo com as caraterísticas dos jogadores e daquilo que queremos para o jogo. Às vezes, queremos coisas diferentes. É uma eliminatória com um jogo passado, e, depois, temos um jogo muito importante para o campeonato. Fazemos a gestão normal".

Últimos resultados

Benfica: V-V-V-V-E

Sporting: V-V-D-V-E

Últimos onzes

Benfica: Anatoliy Trubin, Alexander Bah, Nicolás Otamendi, Tomás Araújo, Fredrik Aursnes, Florentino Luís, João Neves, Ángel Di María, Rafa Silva, David Neres e Arthur Cabral

Sporting: Franco Israel, Jeremiah St. Juste, Ousmane Diomande, Matheus Reis, Geny Catamo, Hidemasa Morita, Daniel Bragança, Nuno Santos, Francisco Trincão, Paulinho e Viktor Gyokeres.

Ausências

Benfica: (-)

Sporting: Antonio Adán e Pedro Gonçalves (lesionados).

Leia Também: Alarme na Luz. Sporting sabe como destronar Benfica na Taça de Portugal

Leia Também: "Estamos focados no jogo da Taça. Depois pensamos no campeonato"

Leia Também: Amorim esclarece futuro antes do dérbi: "Do Sporting e só do Sporting"

Ler artigo completo