Benfica x Est. Amadora: antevisão, ausências e onzes prováveis

1 mes atrás 54

Separados por cerca de sete quilómetros, Benfica e Estrela da Amadora têm encontro marcado para este sábado, em jogo a contar para a 3ª jornada da Liga Portugal Betclic. As águias querem afastar os fantasmas deste arranque de campeonato - e da época passada - e deixar uma melhor imagem aos seus adeptos, enquanto os da Amadora vão em buscar da sua primeira vitória nesta edição da Primeira Liga.

A imagem em Famalicão foi preocupante para as águias e Roger Schmidt apenas a começou a corrigir para lá da hora de jogo com o Casa Pia (3-0). O resultado ajudou a afastar um pouco as preocupações, mas o jogo em si ajudou a perceber que é preciso claramente novas dinâmicas no onze inicial. Contudo, será que o técnico alemão fará as mudanças necessárias ou insistirá na mesma fórmula?

Benfica venceu último encontro @Filipe Amorim / Kapta+

À partida, teremos sempre algumas alterações, nomeadamente na defesa, com a lesão de Beste - Carreras assume - e a dúvida na situação física de António Silva e Tomás Araújo - Morato e Otamendi devem assumir. A maior dúvida será na frente. Aquele meio campo precisa claramente de um maior criativo e Kokçu respondeu bem, pelo que faz por merecer o lugar ao lado de Florentino ou Barreiro. A equipa também precisa (claramente) de um verdadeiro extremo - Aursnes e João Mário trazem pouco na largura. Aursnes deve continuar, mas João Mário - cuja saída está a ser negociada - não vai a jogo. Tiago Gouveia fez por merecer o lugar.

Do outro lado, por sua vez, temos um Estrela da Amadora que, neste arranque de época, ainda parece algo à procura do seu novo rumo, sob a gerência, também ela recente, de Filipe Martins. A primeira amostra, em Braga (1-1), foi positiva, mas a última jornada foi para esquecer e nem o fator casa valeu ao emblema tricolor (0-3).

Apesar disso, a verdade é que Filipe Martins não é conhecido por grandes revoluções no onze titular, ainda para mais contra um adversário desta magnitude, a jogar fora de portas. Uma mudança tática para o seu habitual - noutros tempos - 3x4x3 seria uma hipótese, mas o 4x4x2 parece ser a aposta desta época. Posto isto, o técnico tricolor pode apostar num pouco mais de músculo trabalhador no miolo, com a adição de Léo Cordeiro, num jogo onde deverá ter menos bola do que é habitual.

Histórico vermelhão

Historicamente falando, estes dois vizinhos conhecem-se bem, especialmente dos duelos entre as décadas de 80 e a primeira década deste novo século, antes do Estrela descer de divisão. A vantagem, no entanto, é claramente do Benfica, que venceu 31 dos 39, entre todas as competições e, a jogar na condição de visitado, apenas permitiu dois empates (em 18 jogos).

Ler artigo completo