Bitcoin e Ethereum registam quedas fortes em reflexo de receios sobre recessão nos EUA

2 meses atrás 61

Os criptomercados estão a registar um dia amplamente negativo, de tal modo que a Bitcoin está a desvalorizar mais de 14% para mínimos de fevereiro. Em causa estão os receios de que a maior economia do mundo possa entrar em recessão.

As criptomoedas Bitcoin e o Ethereum estão a registar quedas acentuadas esta segunda-feira, com os investidores a levarem o dinheiro para ativos considerados mais seguros, em face de receios acerca da economia norte-americana.

A eventualidade de uma recessão económica está a mexer com os mercados, sendo que as criptomoedas não fogem à tendência. Nesse sentido, a Bitcoin está a cair 12,89% nesta segunda-feira, para mínimos de fevereiro, ao ser negociada nos 53.013 dólares. Em causa está uma perda de mais de um terço do seu valor desde que atingiu um máximo histórico, em março.

Em simultâneo, o Ethereum está a tombar 18,53%, até aos 2,372 dólares nas negociações, o que significa que está em mínimos de meados de janeiro.

De resto, também no mercado de ações se nota o mau sentimento dos investidores, já que as ações das maiores plataformas de transação de criptomoedas estão a cair de forma acentuada, antes da abertura dos mercados em Wall Street. É o caso da Coinbase, que por esta altura está a recuar 8%, depois de já ter estado a desvalorizar mais de 14%.

De resto, em Wall Street registam-se perdas fortes entre os principais índices, particularmente potenciadas pelas quedas nas gigantes tecnológicas. É o caso da Nvidia que já esteve a cair 11%, atenuando agora a perda para perto dos 7%.

O sentimento que se vive nos criptomercados segue a linha daquele que se viveu no continente asiático durante esta segunda-feira. O mesmo está a ser acompanhado pelas principais praças europeias, todas elas a perderem mais de 2%, acompanhadas por Lisboa.

De recordar que, desde o início do ano, os criptoativos foram fortemente impulsionados pela decisão do regulador norte-americano de aprovar a criação de um Exchange-traded fund (ETF) indexado ao preço de negociação de cada uma das duas criptomoedas.

Ler artigo completo