BlueOrchard lidera ronda de financiamento de 20 milhões para agro-insurtech Pula

2 semanas atrás 34

A ronda de financiamento foi liderada pela BlueOrchard, gestora de investimentos de impacto global e membro do Grupo Schroders. O financiamento também veio do IFC – Sociedade Financeira Internacional do Grupo Banco Mundial e da aliança do setor privado do Programa Global de Agricultura e Segurança Alimentar (GAFSP).

A empresa de seguros agrícolas e tecnologia, Pula, anunciou o encerramento de uma ronda de financiamento da série B no valor de 20 milhões de dólares (18,7 milhões de euros).

A ronda de financiamento foi liderada pela BlueOrchard, gestora de investimentos de impacto global e membro do Grupo Schroders, através da sua estratégia “InsuResilience”, estabelecida em nome do governo alemão pela KfW, que tem por objetivo proteger as pessoas e os microempreendedores dos mercados emergentes, em situação de vulnerabilidade, dos efeitos das mudanças climáticas, proporcionando-lhes acesso a seguros climáticos.

O financiamento também veio do IFC – Sociedade Financeira Internacional do Grupo Banco Mundial e da aliança do setor privado do Programa Global de Agricultura e Segurança Alimentar (GAFSP).

O financiamento do IFC está integrado na sua plataforma de capital de risco de 225 milhões de dólares, lançada em novembro de 2022, para investir em empresas em fase inicial de atividade que estejam envolvidas na promoção de desenvolvimento pela inovação tecnológica.

A Pula é uma empresa pioneira no setor dos seguros climáticos, com especialização em programas de seguros para pequenos agricultores em mercados emergentes, ou seja, agricultores que possuem menos de 2 hectares de terra e vivem com menos de 2 dólares por dia.

Portanto este investimento é suposto ajudar milhares de pequenos agricultores em mercados emergentes a ter acesso a seguros contra inundações, secas e outros eventos relacionados com o clima.

Aproximadamente 80% dos pequenos agricultores nos países em desenvolvimento não tem acesso a seguros formais e esta percentagem eleva-se a uns impressionantes 97% em África, refere o comunicado.

Ao reconhecer este desafio urgente, a Pula construiu uma ampla rede com mais de 100 parceiros, que lhe permite alcançar um vasto número de agricultores.

“Ao agregar a oferta de seguros com outros produtos essenciais, como sementes e crédito, a Pula está a disponibilizar seguros a preços acessíveis, que antes não existiam”, lê-se na nota.

Esta estratégia posicionou a Pula como a maior insurtech na área dos seguros climáticos e agrícolas em África.

O trabalho já desenvolvido pela empresa resultou num aumento da adoção de seguros entre os agricultores, que anteriormente nunca haviam adquirido um seguro, tornando-os mais bem preparados para proteger os seus meios de subsistência.

A angariação de fundos de 20 milhões de dólares da Série B permitirá que a Pula possa ampliar as suas operações e expandir significativamente o seu alcance ao longo dos próximos 5 anos.

Ler artigo completo