No mesmo momento em que apresentou as renovadas M 1000 RR e a S 1000 RR, as duas superdesportivas, a BMW Motorrad aproveita para também mostrar as suas naked mais desportivas renovadas para 2025: a M 1000 R e a S 1000 R.
As alterações em maior destaque são aplicadas à naked mais ‘normal’.
A S 1000 R consegue agora apresentar uma performance superior, mesmo tendo em conta que o seu motor quatro cilindros em linha cumpre com as mais rigorosas normas Euro5+. Neste sentido, a BMW Motorrad destaca que a potência sobe para os 170 cv, e isto é acompanhado pela relação de transmissão final mais curta, tal como a 2ª relação de caixa, de forma a otimizar a aceleração.
Também o quickshift, que neste caso é denominado de Shift Assistant Pro, foi alvo de melhorias que permitem ao condutor da S 1000 R usufruir de uma aceleração ainda mais entusiasmante, de acordo com a marca alemã.
A melhoria na performance foi conseguida com a utilização de uma nova geometria na admissão, mas também fruto de ajustes na parametrização da injeção. Refira-se ainda que o pico de binário mantém-se inalterado.
O pacote de ajudas eletrónicas à condução disponível de série na S 1000 R conta com o MSR e Engine Brake. O primeiro sistema consegue gerir a forma como a roda traseira se comporta nas reduções de caixa mais abruptas ou quando se desacelera, enquanto o segundo sistema gere de forma eletrónica o denominado efeito travão-motor.
Neste caso o condutor terá a possibilidade de selecionar um de quatro níveis de intervenção, sendo que um deles, o Pro, permite uma configuração ainda mais personalizada.
Outra novidade usada na S 1000 R é o acelerador de curso curto M, que reduz a abertura do acelerador dos anteriores 72 graus para os 58 graus quando o acelerador está totalmente aberto. Uma alteração que, de acordo com a BMW Motorrad, permite ao condutor controlar de forma mais intuitiva o comportamento do motor através dos impulsos no acelerador.
Comum às duas naked está a utilização de um novo conjunto de óticas, mais aproximado em termos de design ao que encontramos nas M 1000 RR ou S 1000 RR. Debaixo do assento está escondida a ficha USB, e o sistema de chamada de emergência integra agora a lista de equipamento de série.
Já a BMW Motorrad M 1000 RR mantém-se relativamente inalterada. Quer do ponto de vista da ciclística ou motor, a mais exótica das naked alemãs apresenta as mesmas características. Porém, a eletrónica foi alvo de melhorias, e a M 1000 R ganha o sistema de controlo de tração que é usado na superdesportiva S 1000 RR.
A BMW Motorrad confirma que a S 1000 R estará disponível nos concessionários nacionais nas cores Blackstorm Metallic, Bluefire/Mugiallo Yellow e Lightwhite uni/M Motorsport.
Já a M 1000 R estará disponível nas cores Lightwhite uni/M Motorsport e White Aluminium Metallic, além da opção M Competition em Blackstorm Metallic/M Motorsport.
Para mais informações sobre estes modelos poderá contactar o concessionário oficial mais perto de si. Clique aqui para saber qual é .
Galeria de fotos BMW Motorrad M 1000 R e S 1000 R
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!