Boeing Starliner: NASA remarca regresso dos astronautas à Terra

3 dias atrás 40

A missão de regresso da cápsula Starliner da Boeing para a Terra estava marcada originalmente para 14 de junho, sendo depois adiada para 26 de junho. No entanto, o regresso voltou a ser remarcado no final da semana passada. A NASA não se comprometeu com uma nova data, mas revela que será provavelmente para depois dos próximos dois passeios espaciais, marcados para 24 de junho e 2 de julho.

Citado pela Reuters, Steve Stich, gestor de programa da NASA, explica que a equipa responsável vai demorar o tempo que seja necessário, seguindo o processo standard de gestão de missão. “A Starliner está a ter um bom desempenho em órbita, acoplada à Estação Espacial” e o adiamento do regresso permite recolher “informações importantes” para melhorar os sistemas para futuras missões, revelou o responsável.

Recorde-se que a missão, a primeira de teste da cápsula com tripulação a bordo, tem vindo a ser marcada por uma série de problemas técnicos. Ao todo, nesta missão já se contabilizaram, pelo menos, cinco falhas dos propulsores e cinco fugas de hélio, assim como um problema com uma válvula de combustível.

Além dos 4,5 mil milhões de dólares do contrato da NASA, a Boeing já teve de investir mais 1,5 mil milhões para colocar o projeto no caminho correto. O objetivo é que a Starliner possa ser o segundo veículo autorizado a transportar astronautas para a Estação Espacial, depois de a SpaceX já o fazer desde 2020.

Ler artigo completo