Bolas pretas surgem em praias de Sydney. O que são e como ali chegaram?

3 horas atrás 23

Centenas de objetos esféricos 'invadiram' várias praias de Sydney, na Austrália, obrigando ao seu encerramento. As primeiras análises indicam que se tratam de bolas de alcatrão. O que são e como ali chegaram?

Os nadadores-salvadores decidiram encerrar a famosa praia de Bondi e outras nos arredores depois, nesta semana, vários objetos circulares, com tamanhos que variam entre uma bola de golf e uma de ténis, começaram a surgir no areal, deixando os locais e turistas intrigados com a situação, noticia o The Guardian.

Ao todo, esta quinta-feira, sete praias tinham sido vedadas ao público e dados preliminares da investigação indicam que se tratam de objetos poluentes, coincidentes com bolas de alcatrão. 

'Quite bizarre': Thousands of 'tar balls' close two Sydney beaches https://t.co/zX7eEMrf3y

— ITV News (@itvnews) October 16, 2024

 O que são e como se formam?

Uma bola de alcatrão é resultado de restos de petróleo encontrados no oceano. Estas podem formar-se quando as manchas de petróleo derramado são batidas pelo vento e pelas ondas, misturando-se para formar uma emulsão pegajosa de água do mar que acaba por se partir em pedaços mais pequenos ou 'bolas'.  

As bolas de alcatrão são um poluente aquático na maioria dos ambientes, embora possam ocorrer naturalmente, não estando sempre associadas a derrames de petróleo.

A origem das bolas que surgiram nas praias australianas ainda não é conhecida.

Leia Também: Ups! Olivia Rodrigo cai em palco durante concerto: "Estou bem"

Ler artigo completo