Esta terça-feira, a animação nas ruas pela celebração do Carnaval não se estendeu às praças europeias e norte-americanas. Os dados sobre a inflação norte-americana não entusiasmaram os investidores, e as principais praças “desfilaram” de ‘vermelho’.
A terça-feira de Carnaval não foi animadora para a generalidade das praças europeias, que terminaram a negociação a registar perdas. Por cá, o PSI seguiu a tendência e desvalorizou 0,97% para 6.134,12 pontos.
A Altri foi quem perdeu mais durante a sessão, tendo registado uma queda de 2,61% para 4,33 euros, atingindo mínimos de outubro do ano passado. A EDP Renováveis foi outra das cotadas que apresentou uma descida grande, desta vez de 2,11% para 13,90 euros, tendo também fechado as negociações em mínimos de quatro meses.
O dia foi marcado pela divulgação do relatório mensal sobre o mercado da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), documento em que foi confirmada a previsão de que a procura aumentará 2,2% este ano, para 104,4 milhões de barris por dia.
Esta quarta-feira, os investidores estão de olhos postos nas estimativas sobre o Produto Interno Bruto (PIB) e evolução do emprego na União Europeia. Já os investidores nacionais estarão provavelmente atentos aos dados do emprego no quarto trimestre de 2023, que vão ser divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística.
Terça-feira também foi dia de ser conhecida a inflação norte-americana, que abrandou para 3,1%, mas mesmo assim conseguiu ficar acima das expectativas dos economistas, que perspetivavam que chegasse aos 2,9% em janeiro. Este dado pressionou a generalidade dos investidores, uma vez que também Wall Street demonstrou algum desânimo na negociação.
Hoje vai ser a vez do Reino Unido saber os dados sobre a inflação do país em janeiro, sendo que o país terminou o ano a registar uma inflação de 4%, um valor superior ao registado em novembro.