Bosch e KTM lado a lado na prevenção rodoviária, para os motociclistas

2 horas atrás 23

A Bosch, empresa global de tecnologia para motociclos, irá lançar no mercado em 2025 uma gama de novos sistemas de assistência guiados por radar, capazes de parar uma mota atrás de um veículo, aplicar pressão adicional nos travões para prevenir acidentes, avisar outros utilizadores da estrada de que estão demasiado próximos e até mesmo arrancar de uma paragem seguindo o carro da frente.

O sistema é a segunda geração dos seus Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor (conhecidos como ARAS) guiados por radar e estreará num futuro modelo KTM Super Adventure com motor V-twin, utilizando a caixa de velocidades semiautomática AMT (Automatic Manual Transmission) da marca.

O Presidente da divisão Two-Wheeler and Powersports da Bosch, Geoff Liersch, declarou ao MCN: ‘Sempre tivemos uma boa relação com a KTM no que respeita a novas tecnologias e segurança. Penso que ambas as empresas têm um entendimento claro de que queremos avançar com o tópico da tecnologia no que diz respeito à segurança, mas queremos fazê-lo de uma forma que não afaste o prazer de conduzir’.

Liersch acrescentou ainda: ‘É apenas uma relação histórica que funciona e tivemos uma boa experiência em trazer várias tecnologias para o mercado e eles podem – como empresa – fazê-lo num período de tempo razoável’.

Thomas Maurer, Gestor de Projeto para Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor, explicou o funcionamento do sistema: ‘As ondas electromagnéticas numa determinada gama de frequências são disparadas pelo radar. Quando o radar recebe algo, pode detetar a distância, a velocidade relativa e, com um determinado princípio de medição, a direção de onde vem. Tudo isto, quando combinado com algoritmos muito complicados, permite perceber onde estão os objetos, para onde se deslocam e, em certa medida, quais são os veículos’.

‘Os sistemas são todos sensíveis à inclinação, por isso, por exemplo, quando o ACC aplica os travões e temos um ângulo de inclinação de zero graus, podemos permitir uma maior pressão de travagem do que quando estamos num ângulo de inclinação. Temos de nos certificar de que os sistemas e tudo o que fizermos à velocidade do motociclo é seguro em todas as condições e para todas as viagens de motociclo’, disse Maurer.

Esta nova tecnologia promete revolucionar a segurança e a experiência de condução no mundo das duas rodas, combinando inovação com o prazer de conduzir que os motociclistas tanto apreciam.

Ler artigo completo