Bosch e Microsoft querem usar IA para tornar estradas mais seguras

6 meses atrás 66

A Bosch já está a usar a Inteligência Artificial para desenvolver funções de condução automatizada e estabeleceu agora uma parceria com a Microsoft para tirar melhor partido do poder da IA generativa. O anúncio foi feito por Stefan Hartung, presidente do conselho de administração da Bosch, durante a conferência AloT – Bosch Connected World em Berlim.

A colaboração entre as duas empresas visa levar o desempenho das funções de condução automatizada para outro nível e ambas gostariam que a IA generativa ajudasse também a proporcionar uma maior segurança para todos os utilizadores da estrada. O conhecimento da Bosch sobre veículos e a experiência em IA específica do setor são inestimáveis, bem como o acesso aos dados dos sensores dos veículos para alimentar estes algoritmos. Já a Microsoft revelou, pela voz de Uli Homann, CVP da empresa, “estar ansiosa para explorar oportunidades de colaboração com a Bosch para ser pioneira no domínio da IA generativa”.

Atualmente, os sistemas de assistência já detetam pessoas, animais, objetos e veículos, mas a intenção é usar a IA generativa para determinar se uma situação poderá potencialmente levar a um acidente. O algoritmo e os sensores podem conseguir, por exemplo, saber se um objeto na estrada é um saco de plástico ou uma peça de um veículo e comunicar com o condutor através de um aviso, ajudando a iniciar as manobras de condução apropriadas e travar as luzes de aviso, por exemplo.

As duas empresas já trabalham juntas no desenvolvimento de uma plataforma de software universal para conectar, de uma forma transparente os carros e a cloud. A Bosch, explica o comunicado de imprensa, já tem outras parcerias neste setor, com a AWS, a Google e a Aleph Alpha.

Os especialistas em IA na Bosch estão a trabalhar em mais de 120 aplicações específicas para que estes novos modelos de IA abram possibilidades para colaboradores e clientes, como a geração de código de programas de software ou chatbots e voicebots poderosos para apoiar técnicos e consumidores ou o AskBosch, mecanismo de pesquisa interno lançado no ano passado e que oferece acesso mais rápido e em linguagem natural a uma ampla variedade de fontes de dados, quer internas, quer externas.

Ler artigo completo