Bosch faz maior aquisição de sempre ao comprar ativos da Johnson Controls por sete mil milhões

2 meses atrás 41

A empresa alemã fez um acordo para adquirir o negócio de aquecimento e ventilação do grupo irlandês.

A Bosch e a Johnson Controls anunciaram esta terça-feira que assinaram um acordo para compra e venda de negócio internacional de Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado (AVAC) para edifícios residenciais e comerciais. A aquisição dos ativos do irlandês por parte da empresa alemão é a maior de sempre da sua história: de oito mil milhões de dólares (7,4 mil milhões de euros).

A unidade de negócio de AVAC será integrada na área de ‘Energia e Tecnologia de Edifícios’ da Johnson Controls. O plano, que foi aprovado pelos acionistas e pelo conselho de administração, passa também por adquirir 100% da joint venture Johnson Controls-Hitachi Air Conditioning (JCH), nomeadamente a posição minoritária de 40% da japonesa Hitachi.

“Sendo a maior aquisição na história da Bosch, este é um marco importante na implementação sistemática da nossa estratégia para 2030. Estamos a impulsionar de forma dinâmica o forte desenvolvimento da Bosch e iremos alcançar uma posição de liderança global no promissor mercado de AVAC com esta aquisição. Ao dar este passo, iremos também fortalecer a nossa presença nos Estados Unidos e na Ásia e alcançar um melhor equilíbrio entre os nossos sectores de negócio”, acredita o chairman da Robert Bosch GmbH, Stefan Hartung.

Para os consumidores terem uma noção, a Bosch ficaria com licença de longo prazo das marcas York, Coleman e Hitachi. A aquisição – que abrange o portefólio de produtos, 16 unidades de produção e 12 localizações de engenharia em mais de 30 países – está sujeita a aprovações das autoridades da concorrência e deverá ficar concluída em meados do próximo ano.

A Bosch diz que a JCH e as soluções AVAC da Johnson Controls têm, em conjunto, um volume de vendas de cerca de quatro mil milhões de euros (2023) e empregam cerca de 12 mil pessoas.

“A Bosch acelerará o seu crescimento e quase duplicará o seu volume de negócios no mercado de AVAC para cerca de nove mil milhões de euros”, revelou o vice-presidente do conselho de administração da Bosch. Christian Fischer adiantou ainda que a “empresa espera que o mercado global de AVAC cresça 40% até 2030”.

Ler artigo completo