Briosa com cabeça na subida

6 meses atrás 86

Demorou, mas a Académica conseguiu mesmo aproveitar a vantagem numérica alcançada na 1ª parte e, com dois golos de cabeça, na sequência de bolas paradas, venceu o Varzim por 0-2. A Briosa ainda tem vida na luta pela subida na Liga 3.

Ainda com algumas jornadas por disputar, mas Varzim e Académica sabiam perfeitamente da urgência de vencer para tentar a aproximação aos lugares cimeiros, de subida. Por isso mesmo, o ritmo de jogo inicial foi absolutamente eletrizante, com ambos os conjuntos claramente em busca do golo inaugural e com ambos os guardiões a serem chamados a intervir.

O jogo estava bom e o golo podia surgir de qualquer lado, mas tudo mudou à passagem do minuto 18', quando o VAR viu uma falta feia de Vasco Braga e este acabou expulso, deixando o Varzim reduzido a dez. Esperava-se que os estudantes aproveitassem e estes até passaram a ter mais bola, mas foram pouco incisivos com ela e o Varzim foi estando confortável na transição - montou uma linha de cinco defesas - e até foi a equipa mais perigosa no resto da 1ª parte, embora quase sempre na bola parada.

Faltavam golos para uma boa 1ª parte e Tiago Moutinho tentou mudar um pouco a dinâmica nas alas da equipa ao intervalo, fez entrar Hugo Seco e Fausto Lourenço e estes tiveram efeito imediato, com o segundo, aos 49', a assistir, de livre, Aloísio Soares para o golo inaugural. O jogo mudava por completo e o Varzim era obrigado a correr atrás do prejuízo, em desvantagem numérica e no marcador.

Com isto, Vítor Paneira colocou a equipa em 4x4x1 e os poveiros tentaram ter mais bola no pé, embora com dificuldades evidentes na construção, perante a desvantagem numérica no miolo. A Académica foi permitindo essa posse, defendeu-se e tentou aproveitar a transição, mas acabou por voltar a ser feliz na transição, aos 68', novamente por Aloísio e novamente assistido por Fausto Lourenço, desta vez num canto. Esta acabou por ser a machadada final no Varzim, que nunca mais conseguiu realmente responder.

Com este resultado, a Académica mostrou que ainda tem vida na luta pela subida na Liga 3 e aproximou-se do pódio.

Ler artigo completo