Britânica espera 27 horas por intervenção que durou menos de 15 minutos

7 meses atrás 60

Uma idosa britânica teve de aguardar 27 horas com dores por uma intervenção no Royal Cornwall Hospital, no Reino Unido, que durou... menos de 15 minutos.

Segundo o jornal Cornwall Live, a mulher, de 82 anos, deslocou a perna quando se vestia para uma saída à noite em Truro, na região de Cornualha. As dores seriam tais que a idosa disse que não se conseguia mexer, recorrendo ao seu 'smartwatch' para pedir ajuda.

Alguns vizinhos acudiram-na e contactaram, então, os serviços de emergência. "A dor foi simplesmente incrível. Disseram-me que pernas deslocadas eram a terceira prioridade para as ambulâncias a seguir a enfartes e derrames. Mas fiquei no chão [de casa] durante quase 15 horas sem conseguir mexer-me. Felizmente, tenho vizinhos fantásticos e ficaram comigo a noite toda", disse a mulher.

Uma ambulância chegou ao local às 8h30 da manhã seguinte à chamada e, naquele momento, foi-lhe administrada morfina, o que acalmou a dor. Às portas do Royal Cornwall Hospital, no entanto, a mulher teve de esperar mais 12 horas dentro da ambulância para ser atendida.

Uma vez ingressada, contou a idosa ao Cornwall Live, foi submetida a uma intervenção para recolocar a perna na sua posição normal, o que demorou menos de 15 minutos.

"Sempre tive profissionais médicos a cuidar de mim, então, de certa forma, estar numa ambulância era melhor do que estar numa maca num corredor e ser esquecida. Mas essas ambulâncias todas não deviam ficar na fila do lado de fora do hospital horas e horas. Deviam estar na estrada, a recolher mais doentes e a fazer o seu trabalho", lamentou.

Já um porta-voz do sistema local de saúde da Cornualha disse que o mesmo "lamentou os atrasos", desejando-lhe uma "boa recuperação". "Os atrasos representam pressão não apenas no principal departamento de emergência, mas em todo o sistema de saúde e cuidados. Temos visto uma procura crescente desde o início deste ano", disse.

Leia Também: Beatriz Ângelo. IGAS investiga caso de idosa que passou dias em cadeirão

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo