Britânica Slate Asset adquire doze imóveis arrendados ao Continente em Portugal por 150 milhões

2 horas atrás 18

O portfolio é composto por doze imóveis que estão totalmente arrendadas ao Continente, o maior retalhista em Portugal, ao abrigo de contratos de arrendamento de longo prazo que suportam fluxos de rendimento estáveis e atrativos.

A britânica Slate Asset Management, uma plataforma global de investimento alternativo direcionada para ativos reais, anunciou hoje que expandiu europeia na área de imobiliário para um novo mercado com a aquisição de uma carteira de 12 imóveis de cadeias retalhistas em Portugal avaliada em aproximadamente 150 milhões de euros ao vendedor LCN Capital Partners.

A Uría Menéndez, a Engexpor, a RPE e a KPMG assessoraram a Slate nesta transação. A Cuatrecasas assessorou a LCN no sell-side.

Esta aquisição marca o primeiro investimento da Slate em Portugal e aumenta ainda mais a exposição da empresa a ativos imobiliários essenciais de alta qualidade na Europa.

O portfolio é composto por 12 imóveis que estão totalmente arrendadas ao Continente, o maior retalhista em Portugal, ao abrigo de contratos de arrendamento de longo prazo que suportam fluxos de rendimento estáveis e atrativos.

Os imóveis são lojas de elevada qualidade e bom desempenho, bem localizadas em grandes áreas urbanas e geograficamente diversificadas em Portugal, concentrando-se maioritariamente na Área Metropolitana de Lisboa, Porto e Faro. Todas as lojas dispõem de ligações de transportes convenientes e de uma série de instalações de carregamento de veículos eléctricos, explica a Slate.

“Esta aquisição marca um novo e entusiasmante capítulo de crescimento para a nossa plataforma europeia, à medida que nos expandimos para um novo mercado com um portefólio sustentado por uma retalhista regional líder”, segundo Brady Welch, sócio cofundador da Slate, citado no comunicado.

“Passámos mais de uma década a adquirir, possuir e operar imóveis de retalho alimentar em mercados de toda a Europa, com uma equipa forte que compreende habilmente o panorama deste mercado e trabalha em colaboração com os inquilinos para maximizar o valor dos nossos imóveis. Estamos ansiosos por trazer a nossa experiência para Portugal e desbloquear novas oportunidades de crescimento neste mercado em nome dos nossos investidores”, acrescenta.

Sven Vollenbruch, diretor Geral da Slate, diz que “o mercado do retalho alimentar está bem desenvolvido de Portugal, e é ancorado por cadeias fortes e acordos de alta qualidade, o que tem sido uma área chave de interesse para a nossa equipa na Europa”.

“Reconhecemos que este Portfolio é ideal para a nossa estratégia imobiliária essencial na Europa e uma base sólida a partir da qual a Slate pode continuar a crescer na Península Ibérica”, defende,

“Este portefólio representou a nossa primeira aquisição no mercado português, fazendo do LCN um dos primeiros investidores internacionais a executar uma transação de Sale to Leaseback em grande escala em Portugal e na Península Ibérica”, afirmou Edward V. LaPuma, Cofundador e Managing Partner .

“A LCN formou uma parceria frutuosa com a SonaeMC, proprietária do Continente, um parceiro fiável e de confiança. O valor acrescentado levou a LCN e a SonaeMC a trabalharem em conjunto em múltiplas transações e a reforçar a posição da Sonae no mercado alimentar em Portugal”, adianta Edward V. LaPuma.

Carlos Viera Neto, Vice-Presidente do LCN,  considera que “a alienação desta carteira, após quase uma década de detenção, faz parte do período de liquidação do fundo. Continuaremos a procurar ativamente novas oportunidades de investimento em Portugal e na Europa para expandir ainda mais a nossa presença em diferentes indústrias e setores do mercado imobiliário através das nossas estratégias Sale-Leaseback e Built-to-Suit”.

A estratégia imobiliária essencial europeia da Slate centra-se na aquisição, posse e operação de activos imobiliários essenciais que rendem dinheiro, como as supermercados; ativos farmacêuticos ou outros serviços de saúde; e armazéns afiliados e ativos logísticos associados.

A empresa tem sido um investidor ativo no mercado imobiliário europeu desde 2016. Até à data, a Slate negociou aproximadamente 1.000 imóveis comerciais em 7 países da região.

Atualmente, a Slate opera uma carteira de aproximadamente 500 ativos imobiliários essenciais em toda a Europa que são propriedade da Slate e dos seus parceiros de capital.

A Uría Menéndez, a Engexpor, a RPE e a KPMG assessoraram a Slate nesta transação. A Cuatrecasas assessorou a LCN nesta transação.

Ler artigo completo