Britânico detido em Londres acusado de ajudar serviços russos

4 meses atrás 53

Howard Michael Phillips, de 64 anos, foi detido a 16 de maio em Londres e encontra-se desde então sob custódia das autoridades britânicas, informou a Polícia Metropolitana num comunicado.

Acusado ao abrigo da secção 3.º da Lei de Segurança Nacional, que diz respeito à "assistência a um serviço de informações estrangeiro", neste caso com ligações à "Rússia", segundo a polícia, o sexagenário compareceu no Tribunal de Westminster, em Londres.

Após uma breve audiência, o juiz manteve-o em prisão preventiva até uma nova audiência marcada para 14 de junho.

No âmbito da investigação dos investigadores da unidade antiterrorismo, foram efetuadas várias buscas.

"Esta detenção não está relacionada com quaisquer acusações ou investigações recentes" ao abrigo da Lei de Segurança Nacional, esclareceu ainda a polícia.

Vários casos de alegada espionagem envolvendo Moscovo surgiram nos últimos meses no Reino Unido.

No final de março, cinco búlgaros foram acusados de espionagem a favor da Rússia, acusações que rejeitaram, declarando-se inocentes perante a justiça britânica.

No final de abril, um britânico de 20 anos foi igualmente acusado ao abrigo da Lei de Segurança Nacional, depois de ter sido acusado de organizar ataques contra "empresas ligadas à Ucrânia".

No início de maio, o Reino Unido expulsou o adido de defesa russo da embaixada russa em Londres, que foi descrito como um "oficial não declarado dos serviços secretos militares".

Em retaliação, Moscovo expulsou o adido de defesa britânico na capital russa.

Leia Também: O regresso do "deputado biónico" ao parlamento britânico em imagens

Ler artigo completo