Bruxelas disponibiliza 150 milhões para apoiar Autoridade Palestiniana

2 meses atrás 69

Em comunicado, o executivo comunitário anunciou que disponibilizou os primeiros 150 milhões de um total de 400 milhões de euros para ajudar a Autoridade Palestiniana a fazer face a todos os encargos que tem, nomeadamente pagar salários e pensões de funcionários na Cisjordânia.

A Cisjordânia é o território administrado pela Autoridade Palestiniana, apesar de estar há décadas a ser colonizado por Israel.

Desde o início da invasão (em outubro de 2023) à Faixa de Gaza, território palestiniano controlado pelo movimento radical Hamas, Israel aumentou a operação de colonização na Cisjordânia e alguns colonos já foram sancionados pela União Europeia, pelas ações de expropriação violentas e ameaças a palestinianos.

Dos 150 milhões de euros disponibilizados hoje, 92 milhões de euros provêm da linha de crédito para a Palestina do Banco Europeu de Investimento e os outros 58 milhões de euros de empréstimos ao abrigo de um mecanismo europeu.

No início de setembro, a Comissão Europeia vai apresentar um programa para um Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) Palestiniano, designação utilizada pelo próprio executivo comunitário, que vai "ajudar a Autoridade Palestiniana a alcançar um equilíbrio orçamental até 2026 e a assegurar sustentabilidade orçamental a longo prazo".

Leia Também: EUA dizem que nada anula importância de cessar-fogo em Gaza

Ler artigo completo