Cabo Verde. Hospital vai receber 27 mil euros/ano das obrigações verdes

8 meses atrás 84

"Anualmente será depositado na conta do Hospital Universitário Agostinho Neto (HUAN) um montante de cerca de 3,05 milhões de escudos (27,67 mil euros), o que perfaz cerca de 9,16 milhões de escudos (83,05 mil euros) tendo em conta que a maturidade do empréstimo é de três anos", afirmou o presidente da Bolsa de Valores de Cabo Verde (BVC), Miguel Monteiro.

Em novembro, o International Investment Bank Cabo Verde (iibCV, Banco Internacional de Investimentos) abriu o período de subscrição de obrigações verdes para apoiar projetos amigos do ambiente no principal hospital do país.

A emissão destas obrigações verdes visa possibilitar o financiamento da atividade do iib, que inclui a execução da política de sustentabilidade e responsabilidade social, com uma remuneração adicional, correspondente a 0,5% ao ano sobre o montante total subscrito, a ser doada ao HUAN, na capital do país.

O período de oferta decorreu de 24 de novembro a 27 de dezembro, o apuramento dos resultados com liquidação física e financeira ocorreu no dia seguinte e a cotação na BVC foi divulgada hoje, 29 de dezembro.

Na apresentação dos resultados da emissão das primeiras obrigações verdes, na Praia, Miguel Monteiro explicou que a oferta pública de subscrição e admissão à cotação destas obrigações teve um montante inicial de 400 milhões de escudos (3,63 milhões de euros).

Devido à "grande procura", o total subscrito foi de 610,47 milhões de escudos (5,54 milhões de euros), o que se traduz numa procura de 1,53 vezes superior à oferta inicial. 

Cerca de 35% do montante total subscrito foi realizado por não residentes.

Foram submetidas um total de 79 ordens de subscrição válidas, sendo 63 subscritores de países da África, 13 da Europa e três dos Estados Unidos da América.

Cerca de 27% do número dos subscritores é não-residente, valor superior ao alcançado na oferta pública de Blue Bonds [Obrigações Azuis] realizada no início do ano, que ficou em 21%.

Os recursos serão utilizados pelo Hospital Agostinho Neto para o financiamento de projetos virados para a geração de energia renovável, eficiência energética, redução da poluição, gestão de águas e resíduos e na instalação de painéis solares.

O objetivo inicial era atingir um montante global de 750 milhões de escudos (6,8 milhões de euros), onde o HUAN ia receber cerca de quatro milhões de escudos por ano (36 mil euros), o que totalizaria cerca de 12 milhões de escudos (108 mil euros) até o final da maturidade da operação, que é de três anos.

O presidente da Comissão Executiva do iibCV, Francisco José Ferreira, disse que esta obrigação é "mais uma peça no que têm sido os programas piloto do banco em tentar fazer-se transformar numa vertente de cultura interna em que a sustentabilidade e a responsabilidade social partem dos corações das pessoas e não de uma vertente escrita, metodológica ou de uma imposição regulatória à qual estão obrigados". 

O banco apresenta-se como o terceiro maior de Cabo Verde, é liderado pelo grupo iib do Bahrain e participado em 10% pelo português Novo Banco.

A última oferta pública de subscrição de obrigações na BVC ocorreu em janeiro de 2014, tendo como emitente a Imobiliária, Fundiária e Habitat (IFH, empresa estatal).

Leia Também: Cabo Verde com 232 casos de dengue confirmados e 485 suspeitos

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo