Cais dos EUA na Faixa de Gaza distribuiu ajuda recorde no fim de semana

2 meses atrás 75

Só no domingo, foram descarregadas 720 toneladas de ajuda para a Faixa de Gaza, o maior número até à data.

O Centcom alertou que as operações foram hoje suspensas temporariamente para a realização de trabalhos de manutenção.

O cais flutuante foi instalado em 17 de maio, embora desde então tenha tido que ser removido diversas vezes devido às condições meteorológicas.

Desde maio, de acordo com o Centcom, mais de 6.206 toneladas de ajuda humanitária foram entregues através daquela plataforma para a área onde as organizações humanitárias podem recolhê-la para posterior distribuição.

A instalação consiste em duas estruturas: um cais flutuante onde ficam atracados navios carregados de assistência humanitária e uma estrada ao longo da qual circulam camiões que transportam os materiais para terra.

"Esta operação humanitária é possível graças à nossa parceria contínua com as Nações Unidas e muitos parceiros internacionais e regionais", realçou ainda o Centcom.

A Faixa de Gaza é cenário há mais de oito meses de uma ofensiva militar israelita que foi desencadeada pelo ataque sem precedentes do Hamas contra Israel que causou cerca de 1.200 mortos, a maioria civis, e mais de duas centenas de reféns, segundo as autoridades israelitas.

Das 251 pessoas raptadas a 07 de outubro, 116 continuam detidas em Gaza, 41 das quais mortas, de acordo com o exército israelita.

A campanha militar israelita lançada em represália contra o pequeno território palestiniano já causou mais de 37 mil mortos, a maioria civis, e provocou uma grave crise humanitária, segundo o Ministério da Saúde de Gaza, tutelado pelo Hamas, que governa o enclave desde 2007.

Leia Também: ONU tem "planos muito detalhados" para proteger missão no Líbano

Ler artigo completo