Câmara de Madrid reconhece "erro lamentável" com escolha de Rei Mago

8 meses atrás 79

A Câmara Municipal de Madrid está a investigar uma iniciativa da Junta de Chamartín que envolveu um vídeo onde aparece um homem branco, de cara pintada de negro. As imagens em questão foram enviadas a crianças como parte das tradicionais festividades de 6 de janeiro que celebram a visita dos três reis magos ao menino Jesus.

No vídeo pode ver-se ator branco com a pele e sobrancelhas pintadas para imitar as características de uma pessoa negra e a falar castelhano com um sotaque forçado.

A vice-presidente da Câmara de Madrid, Inma Sanz Otero, disse ainda esta sexta-feira que os 20 ou 30 vídeos em questão nunca deveriam ter sido feitos ou enviados. "É um erro terrível da empresa responsável", afiançou, citada pela rtve.  

Inma Sanz garantiu ainda que foram pedidas explicações à empresa.

Esta, por sua vez, exclui a Câmara Municipal e a Junta de Chamartín de "qualquer tipo de responsabilidade". 

Aquí no hay inocencia, es una acción racista calculada, son restos simbólicos del imperialismo español, una reformulación del estatuto de limpieza de sangre que niega la presencia Afro en este país, ellos son los “españoles viejos”.

Tb lo veo como una maniobra de distracción, pic.twitter.com/c9HRtCRMkM

— Yeison F. García López (@garcialopezyei1) January 5, 2024

Fontes da Câmara Municipal tinham já adiantado que para a realização do vídeo foram contratados "cinco atores negros e um não negro" para interpretar Baltazar, que foram chamados consoante a sua disponibilidade, "já que hoje em dia têm muitos concertos".

"Os dois últimos Baltazares tiveram Covid e tivemos de recorrer a alguém que não fosse negro", justificou a fonte. 

Leia Também: Carro alegórico de reis magos em Sevilha evacuado devido a incêndio

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo