Câmara do Funchal inaugura dois compostores comunitários no Bairro Palheiro Ferreiro e da Ajuda

3 meses atrás 46

Os nove compostores que estavam instalados no Funchal já produziram 3.777 kg de composto, o equivalente a 22.662 kg de resíduos orgânicos valorizados.

A Câmara Municipal do Funchal inaugurou o 10º e 11º compostores comunitários no Bairro Palheiro Ferreiro e no Bairro da Ajuda.

Os nove compostores (seis nos Conjuntos Habitacionais da Quinta Falcão I e IV, Santo Amaro, Ribeira Grande, Hospital e Viveiros, um no Regimento de Guarnição nº3, um na Sagrada Família e um na Universidade da Madeira) já produziram 3.777 kg de composto, o equivalente a 22.662 kg de resíduos orgânicos valorizados, evitando assim que fossem encaminhados para a estação de tratamento da meia-serra, sublinhou o município.

Estes compostores têm capacidade para processar aproximadamente três metros cúbicos de resíduos orgânicos, podendo ser aproveitados, por exemplo, restos de alimentos, cascas de frutas e vegetais, borras de café, folhas secas, materiais das limpezas das hortas para o local, referiu a autarquia.

“Com a devida manutenção e monitorização efetuada pelo Município, o composto resultante será utilizado como adubo natural nos jardins e hortas do bairro, proporcionando benefícios ambientais e agrícolas”, acrescentou o município.

A autarquia sublinhou que a compostagem comunitária é uma solução de tratamento local dos biorresíduos que permite “reduzir os custos” e “diminuir também os impactos ambientais associados”.

Ler artigo completo