Câmara do Funchal vai construir novo arruamento na zona oeste do concelho

2 meses atrás 65

"Existirá uma nova praceta e diversos espaços verdes, isto na zona perto do Jardim do Amparo, sendo que esta é uma área vital", disse Cristina Pedra, sublinhando que o novo arruamento "é muito importante", dada a proximidade com o Hospital Central e Universitário da Madeira, atualmente em construção, e também com as novas ligações rodoviárias Quebradas-Amparo.

A autarca referiu ainda que a nova unidade de execução prevê a preservação da Levada dos Piornais, um canal de irrigação que atravessa aquela área, localizada entre o caminho do Amparo e a avenida Mário Soares, na zona oeste da cidade.

A decisão foi tomada na reunião semanal do executivo camarário, composto por seis elementos da coligação PSD/CDS-PP e cinco da coligação Confiança, liderada pelo PS.

O vereador Miguel Silva Gouveia, da coligação Confiança, criticou o executivo por avançar com esta unidade de execução de "forma apressada" e considerou que se trata de "um fato à medida feito para servir alguns grupos económicos, que em breve" se se saberá quais são.

Miguel Silva Gouveia alertou também para o facto de o documento avançar para consulta pública no mês de agosto, quando uma grande parte da população se encontra de férias.

Já a presidente da autarquia esclareceu que a consulta pública, neste caso, não é obrigatória por lei, mas ainda assim vai estender-se até setembro.

Na reunião de hoje, o executivo camarário funchalense decidiu também avançar com as consultas públicas do Regulamento Municipal de Proteção Civil, do Plano de Emergência do Funchal e do Plano de Emergência Externo da Unidade Autónoma de Gás Natural dos Socorridos.

Foram ainda aprovadas 590 candidaturas para a atribuição de materiais e manuais escolares e 20 no âmbito do subsídio municipal ao arrendamento a famílias carenciadas.

A Câmara do Funchal deliberou também avançar para a expropriação, por utilidade pública, de um terreno no Caminho do Curral Velho, na freguesia de Santo António, nas zonas altas do concelho, para concretizar uma "bolsa de estacionamento com 32 lugares".

Leia Também: Frente Mar Funchal regista resultado líquido de 300 mil euros

Ler artigo completo