Campanhas políticas: como chegar a novos eleitores

7 meses atrás 106

As campanhas eleitorais são processos muito importantes para os partidos políticos e para os seus candidatos, pois permitem que alcancem o governo, além de consolidar a sua posição e melhorar a sua imagem em um país ou região (cidades, províncias, etc.).

O marketing político tornou-se uma ferramenta essencial para otimizar as campanhas políticas e obter uma maior influência no voto do eleitorado. Investir nesse tipo de estratégia é uma prioridade para os partidos políticos e candidatos que desejam alcançar os seus objetivos, além de ser uma ação com um ROI, ou retorno sobre o investimento, alto.

A seguir, apresentamos uma série de ações ou estratégias interessantes para atrair novos eleitores e obter uma maior visibilidade e prestígio para um partido político.

Utilizar de forma estratégica as redes sociais

Sem dúvida, as redes sociais são hoje em dia um dos canais de comunicação mais importantes para qualquer organização, empresa ou entidade, incluindo os partidos políticos.

Redes como Twitter, Facebook ou Instagram são utilizadas estrategicamente para estabelecer uma interação direta e imediata com o eleitorado, permitindo uma relação próxima que é muito interessante para atrair novos eleitores.

Atualmente, também começam a ser eficazes as redes sociais que permitem transmitir conteúdo em streaming, como Tik Tok, Twitch, YouTube ou os próprios Facebook e Instagram. O vídeo e as transmissões ao vivo são formas muito eficazes de atrair a atenção das pessoas e chegar a elas com uma mensagem direta que as convença a dar o seu voto.

O poder dos brindes personalizados

Um dos clássicos do marketing que é muito eficaz nas campanhas políticas é o uso do merchandising. Oferecer brindes para merchandising de partidos políticos, como sacos, doces, balões, canetas ou t-shirts, é uma forma eficaz de atrair um maior número de pessoas para comícios e eventos, além de servir como elementos para promover a visibilidade do partido e dos seus candidatos.

Investir neste tipo de brindes personalizados serve para aumentar o alcance de uma campanha, pois permite que os eleitores mostrem o seu apoio ao partido de maneira tangível, o que pode resultar num efeito de repercussão que ajude a atrair novos eleitores.

Algumas das vantagens desses elementos para conseguir novos eleitores são:

Oferecer artigos é um chamariz para conseguir que muitas pessoas compareçam aos comícios ou se interessem pela mensagem política. É um investimento rentável, pois com pouco dinheiro consegue-se grandes resultados. Os brindes personalizados também têm um impacto a médio e longo prazo, fazendo com que a imagem e o prestígio do partido perdurem por mais tempo. Ajudam a criar uma comunidade de seguidores fiéis que se identificam, recomendam e defendem os candidatos políticos, as ideias do partido, suas ações, etc. Permitem selecionar entre uma extensa variedade de artigos para obter um maior impacto, dependendo do tipo de público-alvo ao qual se dirige (bonés para os mais jovens, guarda-chuvas personalizados em áreas chuvosas, bandeirinhas e cachecóis personalizados…). Dão a possibilidade de incluir mensagens personalizadas e outras informações valiosas como logótipo, slogan, imagens…

E-mail com mensagens personalizadas

Utilizar campanhas de e-mail e mensagens instantâneas para manter os eleitores informados sobre eventos, notícias e atualizações do partido é outra ação de marketing na qual cada vez mais partidos apostam.

O e-mail marketing tem a grande vantagem de permitir personalizar as mensagens de acordo com os interesses e preferências dos destinatários, o que ajuda a aumentar significativamente a eficácia dessas comunicações.

Com uma boa estratégia de envio em massa de e-mails, as campanhas políticas terão uma maior divulgação e repercussão, com a vantagem de alcançar um público-alvo definido, mais fácil convencer, oferecendo-lhes propostas que são do seu interesse e que agregam valor.

Eventos presenciais para o contato direto

Organizar eventos, comícios e manifestações é habitualmente uma forma eficaz de conectar-se com a comunidade e gerar interesse no partido. Esses eventos também servem como oportunidades para informar os eleitores sobre as suas propostas e prioridades.

Nos comícios, os políticos e candidatos têm a grande vantagem do contato direto com potenciais eleitores, sendo uma grande oportunidade para convencê-los de que votar neles tem grande utilidade pelas múltiplas vantagens que obterão durante seu mandato.

Esse tipo de eventos deve ser ganhar visibilidade apoiando-se em outras estratégias de marketing como as redes sociais, o marketing de influenciadores, o e-mail marketing ou campanhas publicitárias em meios digitais e tradicionais.

Além disso, contar com uma variedade interessante de artigos promocionais do partido é fundamental para poder oferecer brindes personalizados às pessoas que comparecerem, projetando uma melhor imagem do partido e dos candidatos.

Elaborar uma boa estratégia de conteúdos

Muitos dos eleitores são exigentes na hora de votar, por isso uma boa estratégia de conteúdos é fundamental para fazer-lhes chegar informações relevantes sobre as ideias, ações e projetos apresentados pelo partido.

Numa campanha política atual, os conteúdos são fundamentais, seja na forma de texto, de fotografias e imagens, com infográficos, vídeos e transmissões ao vivo, ou com mensagens de áudio através de canais como rádio, mensagens instantâneas (Telegram e WhatsApp) ou redes sociais.

Criar bom conteúdo é fundamental para qualquer campanha atual e tem a grande vantagem de ser reutilizado em diferentes canais de comunicação (um bom texto publicitário sobre um candidato que utilize manchetes atrativas pode ser publicado nas redes sociais, blogs de sites relevantes e ser enviado através de mensagens de correio e boletins de notícias sobre política).

Mostramos diferentes formas de atrair novos eleitores para um partido político, como o uso inteligente das redes sociais ou o investimento em merchandising e brindes publicitários.

Num ambiente digitalizado onde os eleitores contam com uma ampla gama de meios de comunicação para acessar informações, as campanhas políticas devem apostar no marketing, com estratégias modernas e ágeis que coloquem o eleitor e suas necessidades em foco.

Este conteúdo foi produzio pela Gift Campaign.

Ler artigo completo