CAN'2023: Angola vence Burkina Faso e qualifica-se

8 meses atrás 71

O principal trunfo da seleção lusófona para garantir hoje a vitória foi uma boa organização defensiva e eficácia no ataque, que lhe permitiu abrir o marcador aos 36 minutos, por Mabululu, após assistência de Fredy.

Mesmo com a partida a terminar, Angola fixou o resultado com um golo de Zini, aos 90+2 minutos, que permitiu obter a qualificação em primeiro lugar do Grupo D perante seleções mais cotadas no ranking africano.

A seleção angolana terminou em primeiro lugar com sete pontos, seguida pelo Burkina Faso, com quatro, pela Mauritânia, com três, e pela Argélia, em último, com dois.

No outro jogo do grupo houve uma surpresa, com a vitória da Mauritânia sobre a Argélia, uma das favoritas a passar aos oitavos de final, por 1-0, que se despede assim de forma inglória da CAN2023.

No Grupo C, o campeão em título Senegal venceu hoje a Guiné, por 2-0, e tornou-se na única equipa até ao momento a vencer as três partidas do grupo, reforçando o seu estatuto de favorito à conquista da prova.

Já os Camarões, outra das grandes seleções de África, sentiram dificuldades inesperadas para vencer a Gâmbia por 3-2, mas foi suficiente para garantir uma vaga nos oitavos de final.

O Senegal terminou na liderança com nove pontos, seguido dos Camarões, com quatro, da Guiné, com os mesmos quatro, e da Gâmbia, que não somou qualquer ponto.

De realçar a qualificação de duas seleções lusófonas para os oitavos de final, Angola e Cabo Verde, que venceram os respetivos grupos, enquanto a Guiné-Bissau e Moçambique ficaram pelo caminho.

No ranking dos terceiros classificados, dos quais apenas quatro, dos seis grupos, serão apurados para os 'oitavos', a Guiné lidera com quatro pontos (2:3 na diferença de golos), seguida da Mauritânia, com três (3:4), da Costa do Marfim, com três (2:5), da Namíbia, com três (1:4), da Zâmbia, com dois (2:2) e do Gana, com dois (5:6), mas já eliminado.

De referir que a Namíbia e a Zâmbia ainda não disputaram a terceira jornada nos grupos E e F, respetivamente, com a primeira a defrontar o Mali, e a segunda a medir forças com Marrocos.

Os resultados destes jogos ditarão quais os quatro terceiros qualificados que seguirão em frente, mas é de destacar a situação periclitante em que se encontra a seleção anfitriã, da Costa do Marfim, que está em sério risco de ser afastada da competição.

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo