CAN 2025: Líbia penalizada com derrota e multa após incidente da Nigéria no aeroporto

2 horas atrás 24

A Confederação Africana de Futebol (CAF) atribuiu, este sábado, uma derrota por 3-0 à Líbia - no duelo frente à Nigéria, agendado para 15 de outubro -, e penalizou também a federação com uma multa a rondar os 50 mil euros. A decisão surge no seguimento da queixa apresentada pela seleção nigeriana, após terem acusado a Líbia de «tratamento desumano» antes do encontro da qualificação para o CAN 2025.

Recorde-se que, durante os compromissos internacionais de outubro, a seleção da Nigéria deslocou-se à Líbia para disputar a quarta jornada do grupo D, mas os jogadores acabaram por ficar retidos durante 19 horas num aeroporto local «sem conexão telefónica, comida ou água», como retratado pelo capitão das Super Águias Troost-Ekong.

Resolvida a situação, horas depois, a comitiva nigeriana regressou a casa e recusou-se a disputar a partida face às condições, tal como anunciou o capitão posteriormente nas redes sociais: «Entramos em contacto com o governo da Nigéria e decidimos que não vamos jogar esta partida (...) Não aceitaremos viajar para qualquer lado (em estrada) mesmo com segurança, não é seguro.»

Com este triunfo, a Nigéria soma dez pontos na prova - três vitórias e um empate - e continua na liderança isolada do Grupo D. Atrás encontram-se Benim, com seis pontos, Ruanda, com cinco pontos, e a Líbia, no último posto, com um ponto em quatro jornadas.

CAF Media Statement: pic.twitter.com/3nNfawoCA4

— CAF Media (@CAF_Media) October 26, 2024
Ler artigo completo