Canadá "em choque" após raro homicídio em massa. Família era do Sri Lanka

6 meses atrás 57

Já foram identificadas as seis vítimas mortais de um homicídio ocorrido no interior de uma habitação em Otava, no Canadá, assim como o alegado suspeito do crime, do qual resultou ainda um ferido grave.

Os seis mortos incluem membros da mesma família - a mãe e quatro filhos menores - e um conhecido que vivia com eles. Todos eram recém-chegados ao Canadá.

As vítimas foram identificadas como Darshani Banbaranayake Ekanyake, de 35 anos, e os seus quatro filhos: Inuka Wickramasinghe, de sete anos, Ashwini Wickramasinghe, de quatro anos, Rinyana Wickramasinghe, de dois anos, e Kelly Wickramasinghe, de apenas dois meses.

A sexta vítima mortal, o amigo da família, é Amarakoonmubiayansela Amarakoon, de 40 anos.

O chefe da polícia, Eric Stubbs, referiu que o ferido grave é o pai de família, que se encontra estável, embora ferido com gravidade.

O suspeito pelo múltiplo homicídio é Febrio De-Zoysa, um jovem de 19 anos, também ele natural do Sri Lanka, que vivia na mesma residência. Foi detido e está acusado de seis crimes de homicídio em primeiro grau e um crime de tentativa de homicídio.

Stubbs adiantou ainda que as vítimas foram mortas e feridas com "uma arma branca".

CTV News Ottawa → Barrhaven homicide 'largest murder' in recent Ottawa history: A look at past multiple homicides https://t.co/qHDCW2DvYa @OttawaNewsPulse #Ottawa #Canada #news pic.twitter.com/YGjIUymjnt

— 🇨🇦 Ottawa News Pulse (@OttawaNewsPulse) March 7, 2024

A morte da família está a ser descrita pela polícia canadiana como um "assassinato em massa".

"Este foi um ato de violência sem sentido perpetrado contra pessoas puramente inocentes", disse esta quinta-feira o chefe da polícia de Otava, acrescentando que nem as vítimas nem o suspeito eram conhecidas das autoridades.

A investigação policial continua em curso.

O primeiro-ministro Justin Trudeau manifestou-se esta quinta-feira, dizendo-se "chocado e horrorizado" com o incidente, a que chamou de "terrível violência".

O autarca de Otava, Mark Sutcliffe, fez declarações no mesmo sentido, através das redes sociais, descrevendo o crime como "um dos mais chocantes incidentes de violência na história da nossa cidade".

I was devastated to learn of the multiple homicide in Barrhaven, one of the most shocking incidents of violence in our city's history. We are proud to live in a safe community but this news is distressing to all Ottawa residents. Ginny and I are thinking of the family members and…

— Mark Sutcliffe (@_MarkSutcliffe) March 7, 2024

Otava, que tem uma população de 1 milhão de pessoas, tem um registo de 14 homicídios em 2023 e 15 em 2022.

Leia Também: Caso da morte de seis pessoas no Canadá tratado como múltiplo homicídio

Ler artigo completo