Canais de YouTube do grupo Linus Tech Tips foram hackeados

2 meses atrás 41

Um dos maiores canais de informática do YouTube, o Linus Tech Tips, foi recentemente hackeado, tendo todos os canais do grupo sido afectados, e o nome do canal principal, com mais de 15.3 milhões de utilizadores sido alterado para ‘Tesla’. O objectivo deste ataque foi o de aproveitar o amplo alcance para a promoção de um esquema de criptomoedas, tendo sido publicado um vídeo com a cara de Elon Musk para promover um esquema que sugeria o envio de bitcoins para uma wallet, com a promessa de devolução do dobro do valor para o utilizador.

Assim que o YouTube se apercebeu do esquema, os canais foram imediatamente colocados em modo offline, estando a equipa do grupo LTT a colaborar com a Google para determinar quem foi o autor do ataque, e como reforçar as medidas de segurança para evitar que esta situação se repita. Esta situação não é novidade, infelizmente, tendo recentemente o canal britânicoeTeknix sofrido do mesmo, bem como o YouTuber português Rick Fazeres em 2020.

@TeamYouTube URENTE preciso de falar com o apoio o meu canal de YouTube, o meu canal de YouTube RicFazeres foi hackeado. Preciso URGENTE da vossa ajuda

— RicFazeres (@RicFazeres) September 17, 2020

Esta é mais uma prova de como não pode facilitar com a sua segurança informática. Modifique as suas senhas de segurança por senhas mais complexas, evite usar ligações Wi-Fi públicas, e tenha sempre cuidado com os e-mails que recebe, especialmente aqueles que têm origens desconhecidas e anexos suspeitos.

23 de Março, 2023

Ler artigo completo