Canon quer começar a vender ‘impressoras’ de chips

7 meses atrás 91

“Queremos começar a vender ainda este ano ou no próximo… queremos aproveitar enquanto o mercado ainda está quente”, afirmou Hiroaki Takeishi, responsável pelo grupo industrial da Canon, sobre a intenção de vender máquinas de nanoimpressão litográfica de processadores. A tecnologia, que está a ser desenvolvida há mais de 15 anos, só agora é viável comercialmente e a Canon quer aproveitar o momento para ‘roubar’ uma fatia do mercado aos fabricantes chineses.

Com esta tecnologia, é possível imprimir chips nos wafers de silício diretamente, em vez de se ter de usar luz para os moldar. Este processo é mais barato e usa menos 90% de energia do que o da rival dominante do mercado, a holandesa ASML.

Até agora, a ASML é a única capaz de produzir as máquinas baseadas em luz extremamente ultravioleta (EUV) que são essenciais para o fabrico de chips da TSMC, da Samsung ou da Intel. Cada máquina chega a custar 150 milhões de dólares e implica muito tempo de espera, pelo que a Canon, com uma solução rival e mais barata, pode vir a ganhar mercado. “O nosso objetivo não é roubar fatia de mercado dos EUVs… mas acreditamos que a nossa tecnologia de nanoimpressão pode coexistir com os EUVs e outras tecnologias e contribuir para o crescimento global da indústria”, continuou Takeishi.

Apesar do otimismo da Canon, os analistas estão algo céticos: “a tecnologia não é nada de novo… se a nanoimpressão fosse superior, acho que estaria a operar atualmente e no mercado com volume”, revela Richard Windsor, da Radio Free Mobile.

O maior desafio da Canon aqui vai passar por atingir níveis elevados de miniaturização, começando o processo nos cinco nanómetros e reduzir para os dois nanómetros.

As primeiras entregas da Canon para períodos de experimentação dos clientes devem começar em breve, com a empresa a explicar que não devem ser necessárias grandes alterações de design, mas irá requerer alguns equipamentos extra, como máquinas de limpeza ou de produção de máscaras.

Ler artigo completo