Cansado da chuva? Anticiclone trará tempo seco na próxima semana

8 meses atrás 66

Depois da Depressão Juan… a bonança? Parece que sim. É que, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a semana de 22 a 28 de janeiro deverá ser marcada por tempo seco em todo o país, na sequência da chegada de um anticiclone a sudoeste do Arquipélago dos Açores.

“O estado do tempo em Portugal continental vai iniciar, já a partir de amanhã dia 20, um período marcado por estabilidade atmosférica. Apesar do regresso da precipitação às regiões do Minho e Douro Litoral no dia 22, espera-se uma semana com tempo seco em todo o território a partir dessa data”, apontou o IPMA, num comunicado divulgado esta sexta-feira.

Na mesma nota, o organismo esclareceu que a meteorologia será condicionada pela “imposição de um anticiclone localizado a sudoeste do Arquipélago dos Açores, que se estenderá em crista até à Europa Central a partir deste fim de semana, funcionando como um bloqueio à passagem de superfícies frontais, associadas a depressões centradas no Atlântico Norte”.

O IPMA indicou ainda que, no início da semana, o vento deverá ser fraco a moderado do quadrante norte, “soprando temporariamente de oeste-sudoeste no litoral oeste a norte do Cabo Raso, rodando a partir de dia 23 para o quadrante leste e diminuindo gradualmente de intensidade”.

“Haverá condições para formação de neblina ou nevoeiro matinal, podendo persistir ao longo do dia em especial em alguns locais do interior norte”, ressalvou.

Além disso, a semana arrancará com uma subida de temperatura, até ao dia 23, “mantendo-se até ao final da semana com valores de temperatura máxima entre 14 e 20°C e de temperatura mínima entre 4 e 12°C”.

Leia Também: Depressão Juan provoca chuva e neve até 6.ª-feira em Portugal continental

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo