Caos no México. Residentes incendeiam autarquia após morte de jovem

8 meses atrás 100

Residentes de Lerdo de Tejada, uma cidade no estado de Veracruz, no México, incendiaram a autarquia local durante um protesto contra a polícia, na sequência da morte de um jovem de 27 anos, na noite de sexta-feira.

Brandon Arellano, filho de um professor local, foi baleado pela polícia quando chegou a casa da avó, segundo a agência Reuters, que cita a imprensa mexicana.

“Depois de ele ter estacionado, abriram fogo contra o carro e mataram-no instantaneamente. Atiraram contra a jugular, como cobardes”, denunciou o pai da vítima, Delfino Arellano. O homem ainda tentou reanimar o filho, mas o jovem não resistiu aos ferimentos.

As autoridades não revelaram o motivo pelo qual intercetaram Brandon Arellano mas, segundo um jornal local, o jovem conseguiu ligar ao pai antes de ser morto, tendo-lhe dito que a polícia o estava a perseguir.

O mesmo meio adiantou que esta não era a primeira vez que o jovem era perseguido, já que, de acordo com o pai da vítima, os abusos policiais são constantes na região.

Extra, extra: Los culpables de los actos violentos en el municipio de Lerdo de Tejada, son el líder de la JUCOPO en el Congreso de Veracruz, Juan Javier Gómez Cazarín y el exsecretario de Gobierno Eric Cisneros Burgos quienes operaron ilegalmente con señalamientos sin sustento… pic.twitter.com/FO1kQnXYAe

— Claudia Guerrero Martínez ® (@cguerreromtz) January 20, 2024

Indignada com o ocorrido, a população cercou, espancou e tentou linchar elementos das autoridades, além de ter capotado e incendiado não só uma viatura municipal, como também a própria autarquia, tal como poderá ver na galeria acima.

Entretanto, o Ministério da Segurança Pública disse ter detido quatro polícias por suspeitas de terem estado envolvidos no homicídio.

Leia Também: México captura um dos líderes de um importante cartel de droga

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo