Carlos Carvalhal elogia contração "segura" de Yuri Ribeiro: «Está habituado a comer bacalhau com broa»

1 mes atrás 43

Na antevisão à receção ao Moreirense, agendado para a noite deste domingo (20h30) e que antecede o jogo decisivo do playoff da Liga Europa, Carlos Carvalhal destacou a organização do vizinho minhoto e avaliou, com algum humor à mistura, o mais recente reforço do Sp. Braga, Yuri Ribeiro, lateral esquerdo de 27 anos.  

Receção ao Moreirense
"Vai ser um jogo difícil, contra uma equipa organizada, moralizada. Precisamos do apoio dos adeptos. Há dias que temos de puxar massa associativa, outras o contrário, e será o caso no domingo. Vão certamente empurrar e dar uma energia extra para vencer, que é o objetivo. O adversário tem valor, tem competência, mas temos a perspetiva de vencer o jogo."

Contratação de Yuri Ribeiro
"Chegou agora, o jogo é amanhã… Não, não vai a jogo, até porque estava a treinar de forma individual. Eventualmente na quinta ou no domingo e demorará a integrar-se. Estou muito contente por ter o Yuri. É um bracarense, jogou nas camadas jovens do clube, um jogador da casa e isso foi determinante na escolha. Precisávamos de uma alternativa ao Marín e, dentro do perfil que tem, optámos por aquela que nos pareceu mais segura. Conhece a nossa Liga, o clube, está rotinado, fala a nossa língua, está habituado a comer bacalhau com broa e cabrito. Não vai estranhar a comida, o clima e os colegas. Vai ajudar-nos, conheço-o desde os tempos do Benfica e vai acrescentar."  

Wdowik não se adaptou
"Foi um jogador, em função do que fez, que foi bem contratado. Os números eram bons, mas acontece o que acontece a muitos jogadores quando mudam de país. Alimentação diferente, colegas diferentes e têm dificuldade de adaptação. Vamos tentar encontrar uma melhor solução para que se desenvolva e possa regressar no futuro. Precisamos de jogadores para responder agora e não daqui a quatro meses. Daí esta alteração."

Moreirense antes do playoff obriga a uma gestão rigorosa?
"São as dores de crescimento, sabíamos que esta densidade ia acontecer, vamos querer continuar na Liga Europa, é mais difícil, mas também é um desafio. É uma situação que temos de lidar e vamos encontrar as melhores soluções. O mercado está aberto até 2 de setembro, mas com estes jogadores vamos estar preparadíssimos para o jogo de amanhã e lutar pelos três pontos."

Falta reforçar alguma posição? A paragem para as seleções vai dificultar os treinos aquisitivos?
"Jogadores pré-convocados devem estar uns 15, no mínimo. Quando esperamos que na paragem vamos ter os jogadores imprimir a nossa marca, isso se calhar não vai acontecer. São as dores de crescimento, não é novo, é dia a dia. O jogo mais importante na nossa vida é o próximo. Vamos a julgamento já no domingo. É a vida de um treinador e por isso é que é aliciante."

Moreirense
"Também perdeu o jogo-treino com o Moreirense e há sempre uma motivação. Esta dificuldade acrescida também nos motiva. Por isso, também precisamos de energia extra e acredito que vamos ter uma noite à Braga."

Regresso à Pedreira
"Muito agradecido como fui recebido. Os meus vizinhos fizeram-me uma placa e agradeço a todos a forma como me receberam. A minha casa é esta, passo mais tempo aqui do que na minha casa."  

Sente que tem poucas opções no banco, dado que em 2 jogos fez três substituições?
"É uma boa questão. Entrei no clube há pouco tempo, não conheço em profundidade os jogadores. É uma situação transitória e opto pelos jogadores que conheço melhor, que vá por essas opções. Os resultados têm sido apertados e a minha atitude é de ir pela segurança. Vai alterar-se com certeza com o decorrer dos jogos."
 

Ler artigo completo