Carro elétrico: 16 dos 20 modelos mais vendidos do mundo são chineses

1 mes atrás 78

Os veículos elétricos estão em crescimento, ainda que a evolução não esteja a acontecer conforme esperado pelas marcas. Indo ao encontro de uma tendência que temos, também, acompanhado, 16 dos 20 modelos mais vendidos em todo o mundo foram chineses, nos primeiros seis meses de 2024.

SEAL U EV

Conforme publicado na Autovista24, com quase 1,5 milhões de unidades vendidas em junho de 2024, os registos globais de carros elétricos aumentaram 15% relativamente ao ano anterior:

As vendas de veículos elétricos a bateria aumentaram apenas 4% em comparação com junho de 2023; As entregas de híbridos plug-in aumentaram 41%.

Combinados, estes dois grupos motopropulsores representaram 22% do mercado automóvel global em junho, com os elétricos a bateria a representarem 14%. A tecnologia totalmente elétrica foi responsável por 63% dos registos de elétricos, o que significa que a quota entre janeiro e junho manteve-se em 64%.

No primeiro semestre do ano, os carros elétricos representaram 18% de todos os registos em todo o mundo, com os modelos totalmente elétricos a representarem 12%.

O Tesla Model Y e o BYD Song ocuparam os lugares cimeiros, com o Tesla Model 3 a beneficiar do seu pico no final do trimestre para ficar em terceiro lugar, à frente do BYD Qin Plus. Dos 20 modelos de carros elétricos mais vendidos em todo o mundo, 16 são assinados por marcas chinesas.

Segundo os dois analistas, o alinhamento dos três primeiros lugares replica os resultados do ano inteiro de 2023 e 2022. Parece improvável que haja mais alterações até ao final do ano. Por conseguinte, é provável que 2024 seja o terceiro ano consecutivo com a mesma classificação.

Atualmente, o top 20 global inclui cinco modelos dos segmentos A e B, bem como dos segmentos E e F. Com o Changan Lumin em 20.º e o Zeekr 001 em 21.º, "a balança poderá pender a favor dos modelos maiores".

A análise das tendências globais foi feita por José Pontes, diretor de dados da EV Volumes, e pelo editor da Autovista24, Tom Geggus. Mais dados disponíveis aqui.

Leia também:

Ler artigo completo