Casais de Santo António "ficam casados com a cidade também"

3 meses atrás 55

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, expressou a sua "alegria" pelos Casamentos de Santo António, que se realizam esta quarta-feira, em Lisboa.

"É das tradições mais bonitas que temos na nossa cidade. É uma tradição de criar estes casamentos, por Santo António, mas também por Lisboa. São embaixadores da nossa cidade. O ano passado tivemos casais que se casaram há 50 anos e que continuam a viver os casamentos de Santo António. Nunca ninguém esquece estes dias", disse o autarca, em declarações à RTP.

Carlos Moedas enalteceu um "mês cheio de atividade" na capital, que atinge o seu pico esta quarta-feira, com a noite de Santo António. Os Casamentos de Santo António são, porém, um evento "único", considerou.

"Estes casais decidem partilhar connosco, com a cidade, aquilo que lhes é mais íntimo, que é o seu casamento. Ficam casados com a cidade também, e isso para mim é uma alegria como presidente da Câmara", vaticinou.

Já sobre os condicionamentos que as celebrações da noite de Santo António vão causar na cidade, principalmente na zona da Baixa, Carlos Moedas deixou apenas uma promessa: "Condicionar o menos possível. As pessoas já sabem, já conhecem. Faremos o melhor possível para não condicionar muito".

Os Casamentos de Santo António, com 15 casais de 10 freguesias de Lisboa, e o desfile de 24 marchas na Avenida da Liberdade marcam hoje o principal dia das festas da cidade, que celebra o feriado municipal na quinta-feira.

Segundo a EGEAC, empresa municipal que gere a animação cultural, a festa começa com 15 casamentos: cinco numa cerimónia civil, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, às 11h30, e 10 na cerimónia religiosa, na Sé de Lisboa, a partir das 14h00.

Já à noite, quando dezenas de arraiais estiverem a animar os bairros da cidade, a Avenida da Liberdade volta a encher-se de música e cor no desfile tradicional das Marchas Populares, este ano com o rio Tejo como tema central.

O trânsito vai estar cortado na Avenida da Liberdade a partir das 18h00 de hoje, havendo condicionamentos de trânsito por várias zonas centrais da cidade, de acordo com a PSP, devido aos festejos.

As Marchas Populares de Lisboa são este ano candidatas a integrar a lista nacional de património cultural imaterial, com o objetivo de reconhecimento histórico e também de preservação desta tradição popular.

A candidatura das marchas é promovida pela Associação das Coletividades do Concelho de Lisboa (ACCL), com o apoio das 28 coletividades da cidade que anualmente preparam e apresentam as marchas e do município.

Leia Também: Casamentos e Marchas Populares marcam véspera do feriado em Lisboa

Ler artigo completo