Caso das gémeas. Convites a Marcelo, Costa e Santos Silva enviados até à próxima semana

2 meses atrás 61

19 jul, 2024 - 14:07 • Filipa Ribeiro , Diogo Camilo

O Presidente da República é o único que pode recusar responder ou comparecer à comissão parlamentar de inquérito. Se Costa e Santos Silva recusarem comparecer, terão de responder a perguntas por escrito.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, deverá receber a convocatória para a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) ao caso das gémeas até ao início da próxima semana, tal como o ex-primeiro-ministro, António Costa, e o antigo presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva.

A informação foi avançada ao início da tarde pelo presidente da CPI, Rui Paulo Sousa, do Chega, que indica que os convites serão enviados esta sexta-feira ou no início da próxima semana.

O Presidente da República é o único que pode recusar responder ou comparecer à comissão, enquanto Santos Silva e Costa, terão de responder a perguntas por escrito, se entenderem não comparecer à comissão.

De acordo com Rui Paulo Sousa, a audição ao Presidente da República poderá ser a primeira após a pausa dos trabalhos parlamentares em agosto, seguindo-se as audições a membros do Governo do PS, com Augusto Santos Silva, como antigo ministro dos Negócios Estrangeiros, e António Costa, como ex-primeiro-ministro.

No final da reunião de mesa da CPI, o deputado do Chega avançou ainda que já recebeu a resposta do filho do Presidente da República e do ex-secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, sobre o acesso às comunicações privadas que elencaram segredo de justiça.

O processo de acesso às comunicações privadas entre o Presidente da República, Nuno Rebelo de Sousa e o antigo secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, tinha sido avançado na semana passada, após um pedido potestativo do Grupo Parlamentar do Chega.

Destaques V+

Ler artigo completo