Caso das gémeas: Costa confirma que recebeu comunicação de Belém e passa a bola para o Ministério da Saúde

9 meses atrás 72

O primeiro-ministro reconfirmou esta quarta-feira que o seu gabinete recebeu uma comunicação da Casa Civil da Presidência da República, como recebe “muitas outras”, sobre o caso das gémeas luso-brasileiras que solicitavam acesso a um tratamento no Hospital de Santa Maria, e diz que se limitou a fazer o que faz “habitualmente”: reencaminhar para o Ministério da Saúde, que já abriu uma investigação interna.

As entidades competentes estão a fazer averiguações necessárias. O Ministério Público aparentemente está e o ministro da Saúde determinou uma inspeção por parte da Inspeção-Geral de Atividades em Saúde, por isso aguardemos essas informações”, disse o primeiro-ministro aos jornalistas no Porto, à margem de uma iniciativa do Governo Mais Próximo na inauguração das novas composições do Metro do Porto.

À semelhança do que o gabinete do primeiro-ministro já tinha respondido ao Expresso, António Costa confirma ainda que o seu gabinete recebeu “uma comunicação da Casa Civil da Presidência da República, entre muitas outras que recebe”, e fez o que diz ser “habitual”. “Fizemos o que fazemos habitualmente com esse expediente: um reencaminhamento para os ministérios competentes em razão da matéria em causa”, disse.

Na nota enviada ao Expresso, São Bento acrescentava ainda que os “conteúdos das missivas trocadas entre a Presidência da República e o Gabinete do primeiro-ministro não são públicos”. “À semelhança do que faz habitualmente, o Gabinete do Primeiro-Ministro encaminhou para o Ministério relevante, neste caso o da Saúde, que depois analisa as situações e dá-lhes o encaminhamento que considera mais adequado”, explicava na resposta enviada ao Expresso.

Artigo Exclusivo para subscritores

Subscreva já por apenas 1€ por semana.

Já é Subscritor?

Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Ler artigo completo