Caso dos CTT? "Há um aproveitamento político absolutamente evidente"

8 meses atrás 95

O secretário-geral adjunto do Partido Socialista (PS), João Torres, considerou, esta quinta-feira, que, no caso da compra de ações do CTT por parte do Estado, "estamos perante uma cenarização por parte da Direita política, que é profundamente exagerada em relação a este tema".

"De ontem para hoje, há um reconhecimento mais alargado e consensual de que houve um enorme exagero a propósito deste tema", disse, na CNN Portugal.

No mesmo canal televisivo, João Torres argumentou que "há um aproveitamento político absolutamente evidente" deste caso. "Quem evidentemente não zelou pelo interesse público foi a Direita quando privatizou todos os ativos estratégicos dos CTT em Portugal", continuou.

"Foi preservado o interesse público nessa transação. Ontem, uma das grandes notícias do dia era a alegada inexistência do parecer da Unidade Técnica de Acompanhamento e Monitorização (UTAM). Hoje, afinal, já sabemos e todos reconhecem que, afinal, existiu e deu o seu assentimento a essa operação de aquisição de uma percentagem muito reduzida do conjunto de ações dos CTT", explicou também o socialista.

João Torres argumentou que "no momento em que se chegava ao fim da concessão dos CTT, o que o Governo fez, e bem, foi operar no mercado, no sentido de garantir que, caso a mesma empresa não tivesse interesse em prosseguir essa mesma concessão, ou caso não se pudesse chegar a acordo, o Estado tivesse uma posição de algum poder e algum valor acrescentado, e faz todo o sentido".

Recorde-se que o Jornal Económico noticiou que o anterior Governo, sem o divulgar, instruiu a Parpública a comprar ações dos CTT através de um despacho de João Leão. O jornal escreveu que "a compra teve lugar após exigências do BE" para aprovar o Orçamento do Estado para 2021, entretanto negadas pelo partido.

Leia Também: "Caso CTT prova a confusão da liderança dupla do Partido Socialista"

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo