Celtics, de Neemias Queta, são os novos campeões da NBA!

1 semana atrás 32

Aí está o 18º! Os Boston Celtics, onde joga o português Neemias Queta, venceram, nesta madrugada de segunda para terça-feira, os Dallas Mavericks por 106-88, num jogo de sentido único na sua vasta maioria, e são os novos campeões da NBA!

Os Dallas Mavericks deram sinais de vida no jogo 4, venceram por 122-84 e impediram o 4-0, mas, agora, voltavam a Boston, onde os Celtics, galvanizados pelo apoio dos seus adeptos, com o TD Garden absolutamente elétrico, queriam celebrar o 18º título da NBA, que os tornaria os mais titulados da história da prova. O poste letão Porzingis, que tinha sido dúvida até pouco antes do jogo arrancar, ia a jogo, mas começava no banco.

Bem dizem que a defesa...

Era um jogo de tudo ou nada para os dois lados e sentia-se essa pressão adicional no ar, logo no arranque do jogo, como ficou bem patente na intensidade defensiva imposta. Jrue Holiday era o porta estandarte dessa intensidade, ficou encarregue de comandar a defesa a Luka Doncic - onde foi exímio, junto ao seus colegas - e ainda acrescentou imenso no ataque, no arranque do jogo. Os Mavs estavam com dificuldades enormes no ataque e prova disso é que fizeram apenas dois pontos em quase cinco minutos.

A certa altura, os role players dos Mavs ainda conseguiram aproveitar a dupla marcação a Luka Doncic e fizeram alguns pontos, mas os Celtics começaram a rodar melhor na defesa e aproveitaram para sair a atacar rapidamente do outro lado. Além disso, a turma de Boston estava a partilhar a bola de forma exímia e com um belo parcial de 9-0 no final do 1º período chegou à vantagem de 18-28.

Os Celtics continuaram a rodar a bola no ataque de forma exímia no arranque do 2º período e Tatum ia-se destacando. Inteligente na leitura dos momentos, o extremo tanto conseguia sair bem do bloqueio e ganhar vantagem para lançar, como ia partilhando bem a bola - 9 assistências ao intervalo, além de 16 pontos. Do outro lado, Doncic não conseguia contrariar a pressão alta e intensa dos Celtics e a equipa ia sentindo a sua «ausência» (9 pontos ao intervalo e Kyrie apenas com cinco), o que permitiu aos da casa chegar ao intervalo a vencer por 21 (67-46), com direito a um triplo de meio campo de Pritchard no último segundo.

A consagração!

Perante tamanha diferença, era necessária uma grande entrada e 2ª parte dos Dallas Mavericks, mas os Celtics não vieram dos balneários com vontade de tirar o pé do acelerador e notou-se que isso afetou os texanos a nível anímico. Apesar disso, os Mavs intensificaram a sua defesa e isso causou mais dificuldades aos Celtics, especialmente no tiro exterior. Acabou por ser, no entanto, algo inglório, visto que apenas conseguiram reduzir a desvantagem em dois pontos no final do 3º período...

O 4º período parecia, por isso, uma mera formalidade. Luka Doncic ainda tentou remar um pouco contra a maré nos primeiros minutos, mas com as distâncias a não diminuírem consideravelmente, os Mavericks começaram a jogar mais com o coração do que com a cabeça, foi tudo sendo mais forçado e menos pensado. O relógio andava e cada segundo aumentava a felicidade dos adeptos dos Celtics.

Os Boston Celtics acabariam mesmo por vencer por 106-88, alcançando o seu 18º título da história e isolando-se como recordistas na prova. O português Neemias Queta teve direito ao anel de campeão e viu o colega Jayson Tatum (31 pontos, 8 ressaltos, 11 assistências e 2 roubos de bola) foi eleito o MVP das finais!

Ler artigo completo