Celtics sorriem em Dallas e estão a uma vitória do anel!

3 meses atrás 79

1, 2, 3,...aí está mais uma vitória dos Boston Celtics. de Neemias Queta, que, nesta madrugada de quarta para quinta-feira, venceu na visita ao reduto dos Dallas Mavericks por 99-106, fazendo o 3-0 na série. Os Celtics estão a apenas uma vitória do anel de campeões.

Os Celtics, de Neemias Queta, tinham-se colocado em vantagem ao vencer os dois jogos em sua casa, em Boston, mas, agora, voltavam a ter o poste letão Porzingis de fora, devido a lesão. Do outro lado, os Dallas Mavericks, de Luka Doncic e companhia, procuravam reduzir distâncias e ganhar esperança.

Tentando ganhar confiança, perante o seu público, e aproveitando a ausência de uma âncora defensiva como Porzingis, os Mavericks entraram forte no ataque ao cesto, chamando bastante ao jogo um Kyrie Irving que vinha estando desaparecido - até fez o seu primeiro triplo nestas finais. Além disso, notava-se um nível de agressividade maior nos de Dallas, especialmente na luta pelos ressaltos, que ia servindo para conquistar várias faltas.

Do outro lado, os Celtics estavam a conseguir criar bem o triplo, mas estavam pouco assertivos e isso permitiu aos Mavericks chegar aos dois dígitos de vantagem. Contudo, aproveitaram da melhor forma a primeira ida de Luka ao banco de suplentes e o início das rotações, Tatum apareceu (13 pontos no 1º período, assim como Doncic) e o jogo ficou mais equilibrado, ao ponto de terminar o 1º período com 31-30 no marcador.

O 1º período tinha deixado água no bico, mas a verdade é que o 2º trouxe grandes dificuldades ofensivas durante largos minutos e os cestos pareciam fechados, mesmo com os Celtics a tentar explorar constantemente Doncic na defesa. Contudo, Tatum e Irving (20 pontos ao intervalo para cada um) começaram a eletrizar o jogo no um para um e tiro exterior, a partida abriu e os pontos apareceram, embora com o equilíbrio a manter-se. Ao intervalo, os Mavs continuavam a vencer apenas por um ponto (51-50).

Do céu ao inferno

Estava tudo em aberto para a 2ª parte e ambas as equipas vieram dos balneários com uma intensa defensivamente um pouco abaixo do visto até agora, o que permitiu aos ataques começarem a carburar. Foi aqui que se começou a notar mais a diferença da profundidade entre as duas equipas, nomes como Jaylen Brown e Derrick White começaram a aparecer (ajudando Tatum) e os Celtics fugiram no marcador, ao ponto de chegarem, com facilidade, aos dois dígitos de vantagem. Do outro lado, tudo era bem mais forçado e individual para os Mavericks, que perdiam no final do 3º período por 70-85.

A entrada dos Celtics no 4º e último período foi forte e, por momentos, parecia que o jogo estava decidido, ao ponto dos verdes terem mais de 20 pontos de vantagem. No entanto, os Mavericks mostraram sinais de vida, especialmente pelos seus role players, e conseguiram fazer uma recuperação incrível, que relançou o jogo por completo.

Cada posse foi disputada como a última por algum tempo, mas os Mavs sofreram um enorme contratempo quando, a 4 minutos do fim, Luka Doncic foi expulso por faltas. Cabia a Kyrie assumir, para combater uns Celtics que tinham feito apenas dois pontos em oito minutos (!) do 4º período. A lua foi intensa até final e os adeptos da casa ainda acreditaram quando o jogo ficou a dois pontos, mas os Celtics levaram a melhor e venceram por 99-106, num grande jogo de Jaylen Brown (30 pontos, 8 ressaltos e 8 assistências).

Ler artigo completo