CEO do Autódromo do Algarve confirma que GP de Portugal será ‘um dos últimos’ na época de 2025

2 horas atrás 21

O GP de Portugal de MotoGP vai estar mesmo na fase final da época em 2025, mudando a sua data que tem sido mais habitual nos últimos anos – em março ou abril.

Apesar de ainda não existir uma calendarização concreta, sabe-se que Portimão irá acolher uma das últimas rondas da próxima época – como afirmou o diretor-executivo do Autódromo Internacional do Algarve, Jaime Costa:

É um contrato inédito, é uma garantia de estabilidade durante dois anos que é muito importante para nós, e é o reconhecimento também da Dorna da nossa credibilidade e de que nós aqui conseguimos fazer uma prova de MotoGP com características únicas. Agora temos de trabalhar. Temos um ano para trabalhar até à próxima prova, que será uma das últimas provas do calendário.

Os responsáveis do GP de Portugal têm, deste modo, praticamente um ano para trabalhar na organização e promoção do evento, ao contrário do que tem sido habitual. Há também a estabilidade inédita de saber que a permanência no calendário será pelo menos durante mais duas épocas.

Apesar de desde 2021 se realizar normalmente em abril, o GP de Portugal voltou ao calendário em 2020 como solução de recurso devido à pandemia e, na altura, fechou a época em novembro. Também no ano seguinte Portimão acolheu uma segunda ronda, o GP do Algarve, em novembro (depois de o GP de Portugal ter sido em abril).

O que se sabe do calendário de 2025?

Apesar de ainda não ter sido anunciado o calendário provisório nem definitivo para 2025, a próxima época de MotoGP já tem algumas certezas em termos de agenda.

O início será de 28 de fevereiro a 2 de março com o GP da Tailândia em Buriram, enquanto o GP de França será de 9 a 11 de maio – duas semanas antes do GP da Grã-Bretanha de 23 a 25 de maio. O GP da Alemanha está previsto para 11 a 13 de julho, o da Áustria para 15 a 17 de agosto e o da Hungria para 22 a 24 de agosto.

Sendo um dos últimos da temporada, o mais lógico seria colocar o GP de Portugal em novembro, junto do GP de Valência para manter as deslocações dentro da Península Ibérica depois da fase asiática.

Ler artigo completo