CEO do Starbucks entre os executivos mais bem pagos

1 mes atrás 66

Starbucks vai pagar 113 milhões de dólares para segurar o novo diretor, entre salário e prémios, vendo-o como uma aposta ganha para subir os seus resultados líquidos.

O novo CEO do Starbucks entrou a ganhar e já deu a ganhar à empresa de café. Brian Niccol mudou-se da cadeia Chipotle para o Starbucks com a promessa de chorudo salário de 1,6 milhões de dólares, mas os ganhos do executivo não ficam por aqui.

É que a rede de cafés vai pagar 113 milhões de dólares para segurar o novo diretor, vendo-o como uma aposta ganha para subir os seus resultados líquidos. Segundo a “Bloomberg”, grande parte deste valor (cerca de 10 milhões) será em equity, de forma a substituir prémios que teria a receber do Chipotle.

Brian Niccol vai ainda receber 75 milhões de dólares em ações e vai receber prémios em ações de 30 milhões de dólares. Tratam-se de valores generosos que o executivo viu serem inseridos no seu contrato.

Este pacote vai tornar Niccol num dos CEO mais bem pagos dos Estados Unidos. Mas o sucesso do gestor na cadeia Chipotle parece já estar a compensar a Starbucks.

No dia do anúncio, a cadeira de cafés, que conta com presença no mercado nacional, adicionou 21,4 mil milhões de dólares à sua capitalização bolsista, após as ações dispararem 25%. Só aquando da abertura da sessão de 13 de agosto, o Starbucks cresceu cerca de 21%, continuando a sua subida até ao fecho.

Brian Niccol vai substituir Laxman Narasimhan, depois de pressões de um dos seus maiores acionistas, o fundo Elliott Investment Management. Desde o início do ano, o Starbucks estava a observar uma desvalorização de 7%, agora equilibrada pela entrada do gestor que tinha feito com que o Chipotle visse os seus títulos valorizarem 30% num ano e 7% desde janeiro.

Narasimhan estava à frente da cadeia de cafés desde abril de 2023. Niccol prepara-se para gozar férias e assumir o cargo a partir do próximo dia 9 de setembro.

Na última década, Niccol assumiu funções de diretor de marketing e inovação no Taco Bell, iniciou a carreira na Procter & Gamble e foi diretor de marketing na Pizza Hut.

Ler artigo completo