CFMOTO 450MT – bom desempenho em todo-o-terreno

6 meses atrás 89

Nas praias solarengas da cidade de El Nido, em Palawan, no extremo sul da ilha de Luzon, nas Filipinas, foi apresentada ao mundo uma nova moto que está pronta para agitar o segmento das motos de aventura de entrada de gama: a CFMOTO 450 MT.

Até há pouco tempo, as motos de aventura de entrada de gama estavam equipadas apenas com o essencial, por vezes até com características pouco exigentes em termos de todo-o-terreno. A CFMOTO está decidida a mudar esta situação com a 450MT, uma vez que esta vem equipada de série com características que normalmente encontraríamos em motos que custam o dobro do preço.

As especificações seguem a fórmula de outras ADV orientadas para o todo-o-terreno no mercado, com a moto a ter uma roda dianteira de 21 polegadas e uma roda traseira de 18 polegadas. Também é claro que a CFMOTO queria que a moto estivesse acima da sua gama de preços, colocando jantes raiadas (pense na BMW GS ou na Aprilia Tuareg 660). Também tem uma suspensão dianteira KYB ajustável de 41 mm e um monoamortecedor equipado com link.

Em termos de desempenho, a 450 MT distingue-se das outras motos da classe 400 a 500 devido ao seu motor. Equipada com o mesmo bicilíndrico de 449 cc, arrefecido a líquido e com injeção de combustível da 450NK e da 450SS.

No entanto, na 450 MT, está afinado para debitar 44 cavalos de potência e 44 Nm de binário – mais do que suficiente para um bom desempenho em todo-o-terreno e adequado para manter um ritmo rápido em estrada aberta.

Ao rodar a chave, é recebido com uma animação elegante no ecrã TFT a cores. Tudo nesta moto parece bem montado, e é evidente que a CFMOTO tem levado a qualidade de construção muito mais a sério. E com o empurrão do motor de arranque, o bicilíndrico tem uma nota de escape surpreendentemente alta para uma moto de stock em conformidade com as mais recentes normas de emissões.

Na estrada, a 450 é uma companheira de viagem amigável. É claro que tem um centro de gravidade bastante elevado devido à sua roda dianteira de 21 polegadas e à sua postura alta, mas é manuseável, compatível e até envolvente a velocidades moderadas. Ao navegar em estradas sinuosas e no trânsito citadino, a MT é ágil e leve, inclinando-se facilmente para as curvas. Entretanto, a baixa altura do assento permite assentar os pés no chão com confiança no trânsito de pára-arranca

A nova CFMOTO 450MT deverá chegar à Europa este ano. Ficaremos atentos a todas as novidades.

Ler artigo completo