CGD, Bondalti, NORS, Casais, Águas do Tejo Atlântico, Volkswagen e Revigrés escolhidas pela sustentabilidade

1 semana atrás 43

A Deloitte revelou esta segunda-feira as empresas nomeadas nas categorias de sustentabilidade e de transformação empresarial dos IRGAwards.

A Deloitte revelou esta segunda-feira as empresas nomeadas nas categorias de sustentabilidade e de transformação empresarial dos IRGAwards.

Foram  reveladas as empresas finalistas ao Sustainability Initiative Award e ao Transformation Award da 36ª edição dos Investor Relations and Governance Awards (IRGAwards), promovidos anualmente pela Deloitte, com o objetivo de reconhecer exemplos de boas práticas empresariais em áreas críticas para as organizações e para a economia.

As finalistas são a Águas do Tejo Atlântico – O Caminho Linear para a Circularidade da Água; a  Caixa Geral de Depósitos – O Rating ESG e a digitalização da comunicação às empresas; o Casais – Industrialização da Construção: piloto de Guimarães; a Revigrés – Plano Integrado para a Descarbonização e Eficiência Energética;  a Bondalti – ElectroLithium; a NORS – Programa de Transformação Core;  e a Volkswagen Autoeuropa – D.

As categorias pretendem distinguir projetos desenvolvidos ao longo de 2023 que se destacaram e que tiveram um impacto relevante nas organizações e na melhoria das condições do mercado português.

Vítor Bento, presidente do Júri destaca que “a transformação e inovação são essenciais para o
crescimento das empresas. Da mesma forma, a sustentabilidade não é apenas uma opção, mas uma necessidade vital para o sucesso a longo prazo das organizações”.

“Como Júri dos IRGAwards, foi possível constatar que muitas empresas portuguesas estão a demonstrar fortes capacidades de se adaptarem e transformarem em respostas positivas os desafios emergentes, mantendo-se relevantes e resilientes nos mercados em constante evolução”. disse Vítor Bento.

A Deloitte diz que as iniciativas finalistas ao Sustainability Initiative Award “destacaram-se pelo seu contributo na melhoria das condições do governo societário ou do mercado, impactos sociais e ambientais da atividade empresarial em 2023”.

Por outro lado, os nomeados ao Transformation Award integram organizações, cujos projetos de transformação foram capazes de impactar positivamente e de maneira significativa as atividades ou negócio das respetivas empresas no último ano.

“São crescentes os esforços e também os bons exemplos de processos de sustentabilidade e
transformação no setor empresarial português. Estas empresas não só reconhecem a importância crítica de integrar programas de ESG na estratégia a longo prazo, mas também desafiam o desenvolvimento e implementação de novas soluções tecnológicas capazes de revolucionar o mercado”, refere António Lagartixo, CEO e Managing Partner da Deloitte.

Acredito firmemente que a sustentabilidade e a inovação empresarial são os pilares fundamentais do sucesso futuro, e é com grande satisfação que observamos as empresas que estão a liderar o caminho para um futuro empresarial mais sustentável, responsável e próspero”, segundo António Lagartixo.

Os vencedores serão conhecidos na cerimónia de entrega de prémios, que se realiza no próximo dia 22 de maio, em Lisboa.

Ler artigo completo