Chá perfeito é com sal? Para cientista sim, mas para britânicos é "crime"

7 meses atrás 64

Chá com ou sem açúcar? E se for sal? A última opção é, segundo uma cientista norte-americana, a melhor para beber a chávena de chá perfeita. A opinião foi incluída num livro e já abriu uma 'guerra' entre os norte-americanos e os britânicos, que levam a sério a sua tradição com o chá.

A cientista, Michelle Francl, professora de química na Bryn Mawr College, no estado da Pensilvânia, publicou o livro 'Steeped: The Chemistry of Tea', que "explora a química por trás de diferentes estilos de chá, aborda a velha questão de quando, ou mesmo se, se deve adicionar leite e põe a química em prática com conselhos sobre como preparar a melhor chávena", de acordo com o Royal Society of Chemistry.

Além de aconselhar que a preparação seja feita numa chávena mais pequena e robusta para manter o chá mais quente ou a utilizar saquetas maiores que permitam que o chá se mova mais na água, a cientista afirmou que a fórmula perfeita precisa de uma pitada de sal e um pouco de limão.

Após a divulgação das conclusões da cientista na imprensa britânica, instalou-se a polémica. "Colocar sal no chá? Nunca vi nada tão ridículo", "Isto é basicamente uma declaração de guerra" ou "Isto parece um crime" são alguns dos comentários na rede social X (antigo Twitter).

Entretanto, a embaixada dos Estados Unidos em Londres já se pronunciou sobre o caso, considerando ser uma "proposta ultrajante" que "ameaça a relação especial" dos dois países. 

"Não podemos ficar de braços cruzados enquanto uma proposta tão ultrajante ameaça a própria base da nossa relação especial", lê-se na nota, que acrescenta que o "chá é o elixir da camaradagem" e "um laço sagrado" que une as duas nações. 

"Por isso, queremos assegurar ao bom povo do Reino Unido que a noção impensável de adicionar sal à bebida nacional da Grã-Bretanha não é política oficial dos Estados Unidos. E nunca o será. Vamos unir-nos na nossa solidariedade e mostrar ao mundo que quando se trata de chá, somos um só", acrescenta.

No entanto, no que parecia ser um tratado de paz, a embaixada volta a tocar num tom sensível para os britânicos, garantindo de forma irónica que "a embaixada dos EUA vai continuar a fazer chá da forma correta - no microondas".

O gabinete do governo britânico já respondeu à provocação e defendeu que "discorda totalmente" da declaração da Embaixada dos Estados Unidos em Londres porque "o chá só pode ser feito com uma chaleira".

In response, to the statement put out by the US Embassy in the UK:

We appreciate our Special Relationship, however, we must disagree wholeheartedly...

Tea can only be made using a kettle. https://t.co/Jt5xWKYRkT

— Cabinet Office (@cabinetofficeuk) January 24, 2024

Leia Também: "Onde está a japonesidade?" Modelo nascida na Ucrânia coroada Miss Japão

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo